Shalom

Uma forte renovação espiritual no Retiro da Grande Comunidade em Fortaleza

comshalom

A Comunidade Católica Shalom da missão de Fortaleza viveu nesse final de semana, 09 e 10 de dezembro, um verdadeiro derramamento do Espírito Santo no Retiro da Grande Comunidade que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará. Pela graça de Deus, foram renovadas no corpo comunitário, as experiências de oração, de unidade e de desejo de oferta de vida. 

Ação de Graças em unidade com a Igreja local

O Retiro começou de uma forma bem diferente, com um convite a toda a Comunidade a estar na Catedral Metropolitana de Fortaleza para celebrar a Missa de ação de graças pelos 24 anos de governo pastoral de Dom José Antônio Tosi Marques na Arquidiocese de Fortaleza. Moysés Azevedo foi um dos escolhidos para homenagear o Arcebispo e afirmou que ao longo desses anos ele foi um verdadeiro ‘artesão da unidade’ que trabalhou com a diversidade, para fazer da Igreja uma só família unida no amor de Cristo, tendo como modelo e inesgotável auxílio, a Virgem Maria. Dom José afirmou que as graças desses anos de serviço motivam o louvor a Deus, pois a glória é somente Dele.

“A incapacidade me ajudou a crescer na confiança em Deus e na graça de cada dia. Hoje agradecemos não ao que Jose Antonio Tosi Marques realizou, mas ao que esta Igreja realiza para responder ao dom de Deus, a fecundidade e tantos frutos não pode ser atribuída ao mérito de ninguém em particular, mas a presença do Espírito de Deus, que age numa comunidade de irmãos que se amam”.

Veja a homilia na íntegra:  Clique para assistir

Humildade e renovação da vida espiritual

Na tarde de sábado, a Comunidade reunida no Centro de Eventos do Ceará, ouviu sobre os temas da humildade e combate espiritual e sobre a oração. Ao falar sobre como combater o orgulho, Padre Denys Lima alertou sobre o perigo de viver com a alma inchada e não conseguir experimentar do alívio e descanso que vem do amor e da misericórdia de Deus. Ele também exortou a sabermos qual é nosso lugar e renunciar ao orgulho gera divisões e prejudica a vivência da vocação. 

“Precisamos ser felizes por sermos filhos amados de Deus, não precisamos querer ser mais do que somos. Jesus louvou ao Pai, exultou, porque o Pai revelou seu segredo aos pequeninos. Este é nosso lugar, e devemos nos alegrar com ele! Somos pequenos, somos filhos amados por Deus. Devemos voltar a ocupar o nosso lugar existencial”.

LEIA MAIS: Dicas para combater o orgulho com Padre Denys Lima

Padre Antonio Furtado pregou sobre a oração, tendo como base a Revista Escuta e o que Deus tem falado à Comunidade a este respeito. Foi um momento de renovação espiritual, de fazer uma revisão de vida e um novo propósito de viver a partir da experiência com o Espírito Santo. 

“O Senhor nos promete uma nova Efusão com novos dons. Mas esta graça depende da nossa colaboração, pela vida de oração. O Espírito Santo suscita novidades! Nosso Carisma é marcado por isso: a lanchonete foi uma novidade, nossa música, nossa liturgia, a rádio. Não podemos deixar que a novidade passe, que ela perca a unção do Espírito”.

LEIA MAIS: O Espírito Santo é sempre novidade!

A Adoração ao Santíssimo Sacramento foi também coordenada pelo sacerdote e trouxe um momento muito especial de renovação do amor esponsal, a partir da vivência da vocação dos celibatários. Afirmando que a vida de oração do celibatário torna-se força intercessora na vida da comunidade, a comunidade adorou Jesus Eucarístico, intercedendo pela vocação uns dos outros, com o desejo de ter um coração mais apaixonado pelo Senhor.

Espírito Santo, Virgem Maria, perdão e missionariedade

O domingo de retiro, segundo domingo do tempo do Advento, iniciou com um grande louvor na oração da Laudes, parte da liturgia das horas. Abertos pelo louvor, os missionários e vocacionados participantes do retiro, acompanharam a pregação do Padre Silvio Scopel, que falou sobre o Espírito Santo e a Virgem Maria. O sacerdote afirmou que para receber o Espírito Santo é necessário um coração Mariano, o coração da ‘toda pequena’. A Virgem Maria é o lugar da efusão do Espírito Santo. Ela é o modelo máximo de recepção do Espírito Santo. Padre Silvio também falou sobre a anunciação de Maria, traçando um paralelo entre o sim de Maria e a forma que devemos viver as promessas no Carisma Shalom. 

“Podemos traçar um paralelo entre o sim da Virgem Maria e as nossas primeiras promessas no Carisma Shalom. Nós não nos consagramos para permanecer numa zona de conforto, nos consagramos para ser perturbados pelos planos de Deus. A Comunidade não existe para o conforto e para a acomodação, existimos para ir ao encontro dos homens, existimos para a salvação das almas, e isto não existe sem fadiga e esforço. Quando perturbados pelos planos de Deus, somos consolados pelo Espírito Santo”.

LEIA MAIS: Um ‘zoom’ na Toda Pequena

Na Adoração ao Santíssimo Sacramento, o Senhor disse em profecia:

“Vós sois a minha joia! Eu vos conquistei com a minha vida, com o preço do meu sangue. Vós sois preciosos, sois o meu tesouro. Eu vos apresento ao Pai como minhas joias”.

A Comunidade foi também movida à um profundo momento de cura interior que conduziu os missionários ao reconhecimento dos seus pecados na vivência da vocação. Isso gerou uma forte súplica por perdão; o perdão suplicado e o perdão dado atraíram muitas graças de libertação.

Na tarde domingo, Diácono Vitor Aragão falou sobre a missionariedade e a necessidade de um renovado ardor de evangelização na Comunidade de Vida e de Aliança. O missionário afirmou que a verdadeira grandeza da missão de Fortaleza não está nas grandes ações e eventos realizados, mas no pequeno sim de cada missionário. O Diácono falou sobre a importância de uma evangelização comprometida com a salvação das almas, e que nasce de uma experiência de amor a Deus e da compaixão.

“Compaixão significa ‘sofrer com’, e talvez a primeira coisa que precisamos viver após experimentar o amor de Jesus, é a tomada de consciência de que nosso coração não pode ser indiferente ao sofrimento dos outros. Precisamos viver em missão, sofrendo com quem sofre, anunciando o Cristo”.

LEIA MAIS: Um missionário não pode ser substituído

Palavra do Fundador

Uma feliz surpresa na tarde do Retiro foi uma breve palavra de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, dirigida a todos os presentes. Moysés fez um pedido especial aos missionários: “Peço que acolhamos com alegria e disposição este novo mandato missionário que Deus deu à Comunidade”. Além disso, ele ressaltou a postura de louvor que a missão de Fortaleza deve ter diante do momento de Sucessão Episcopal que vive a Arquidiocese: “Nosso coração deve se encher de alegria pela generosidade de Deus que tem nos dado santos pastores. Temos que bendizer muito a Deus pela imensa contribuição de Dom José e pastoreio fecundo, e pelo nosso novo Bispo Dom Gregório Paixão. Queremos receber Dom Gregório com grande alegria e acolhimento filial”! Moysés convidou a todos para a Missa de posse do novo Arcebispo que acontecerá na Catedral Metropolitana de Fortaleza na próxima sexta, dia 15 de dezembro às 19h. 

Comunidade enviada

O Retiro da Grande Comunidade terminou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Silvio Scopel, como um grande envio da Comunidade a um novo tempo de compromisso com a vida de oração, vida governada pelo Espírito Santo com a  intercessão e modelo da Virgem Maria. Na homilia Padre Silvio falou do exemplo de João Batista, um homem que tem muito a nos ensinar sobre como viver este tempo de Advento.

“João Batista nos convida a nos encontrar com Jesus pelo caminho da conversão, austeridade e pobreza. Assim podemos sair da zona de conforto, dos nossos pecados, e entrar na zona de consolo, da ação de Deus. Inspirados por ele, vivamos esta espera pelo Senhor numa postura de pobreza e conversão”!  

Após o retiro, a Comunidade em Fortaleza se prepara ainda para as celebrações de Natal e de Ano Novo, além da participação nos eventos de acolhida do novo Arcebispo de Fortaleza. Fique por dentro sobre toda a programação da missão no perfil do Instagram @shalomfortaleza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.