Shalom

Dom Marcony Vinícius abre Renascer em Brasília: “‘Eucaristizar’ o mundo!”

comshalom

Na capital de todos os brasileiros, começou o tão esperado “Renascer”. Diferente das edições anteriores, desta vez o evento teve início no sábado, já no fim do dia, e com temperaturas baixas e céu nublado. Mas só no campo físico, porque no campo espiritual, os participantes já puderam sentir a “presença divina, invadindo o lugar”. E não poderia começar de forma melhor: o retiro de carnaval da Comunidade Shalom começou com a Santa Missa, presidida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.

Ao saudar os presentes, Dom Marcony ressaltou a alegria de iniciar o retiro com a Ceia do Senhor, o princípio e o fim de nossa vida como Igreja: a Eucaristia. “Estamos aqui para colocar Jesus em primeiro plano e, ao sair daqui, Eucaristizar o mundo. O mundo não sabe que Jesus é o Centro de nossas vidas. Deus misericordioso e onipotente quer contar com homens para servir aos homens, portanto, estamos aqui não porque somos melhores do que os que não estão, mas para nos aprofundar em Cristo e daqui sairmos para anunciar ao mundo que Jesus salva o homem em suas mazelas materiais e também espirituais”, ressaltou.

Evangelho do dia, Dom Marcony nos trouxe o pedido do leproso a Jesus: “Senhor, se queres, podes purificar-me”. Essa súplica pode ser feita por nós, repetindo aquele ato de fé. O prelado lembrou que naquele tempo, a lepra não era somente uma imperfeição do corpo, mas representava para a sociedade uma impureza da alma. Diante do pedido, Jesus estende a mão e concede-lhe a cura. “O acolhimento de Jesus não é superficial. Enche o leproso da sua vida, do seu poder. Vem para todos, àqueles que a religião e a sociedade rejeitam.  Reconhecemos que Cristo está conosco. Porém, sempre com muita humildade, precisamos reconhecer que Jesus se manifesta dentro e fora da comunidade. Nós, Comunidade Católica Shalom, somos chamados a um conhecimento mais profundo de Jesus Cristo, no entanto não podemos querer ser mais certos do que os outros ou estacionar não buscando mais de Jesus”, destacou Dom Marcony.

O Arcebispo Militar lembrou ainda que no mundo atual, cabe a nós repetir o gesto de Jesus de acolher aqueles que a sociedade e o mundo rejeitam.

“Jesus está conosco em todas as nossas realidades: no trabalho, nos estudos, diversões na Igreja e fora da Igreja. Temos de ser os mesmos fora e dentro da Igreja. Como ressalta Papa Francisco: Devemos acolher a todos, até aquele que pensa diferente de mim. Somos sal do mundo, luz do mundo. Precisamos estar nos lugares onde há jovens que não pensam como nós. “Sejamos pontes, não muros; busquemos o que nos une, não o que nos desune”, citando São João Paulo II. 

Antes de finalizar, Dom Marcony exortou a comunidade a observar a qualidade de seus relacionamentos. ” Não pensemos só fora da comunidade, mas dentro.” Posso dizer que estou fazendo a vontade do Senhor? Nossos relacionamentos dentro da Comunidade, como estão? É preciso amar o outro como ele é não como eu queria que fosse…todos temos nossas lepras materiais e imateriais… Jesus sabe tudo de nós. Nós precisamos de Jesus! Cura-me, mas por inteiro, para sempre, para eu não mais cair, a perfeição está em Ti, eu não sou perfeito, o Senhor pode me curar. O Acolhimento, a alegria, o amor tudo transforma. Que nos possamos dizer, com humildade, somos seus imitadores. Jesus diz a nós, Shalom: ‘Eu creio, seja curado.’”, concluiu.

O Renascer continua neste domingo (11/02) a partir de 14h30, começando com um momento de louvor, e na sequência um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Neste ano, as pregações serão ministradas por Angélica Texeira, que atualmente é responsável pela formação dos membros da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. A celibatária, já têm votos definitivos na Vocação Shalom e veio de Fortaleza (CE) especialmente para o evento. Como forma de ajudar os mais necessitados, a Comunidade Shalom pede a doação de alimentos não perecíveis para doação aos assistidos pelo projeto Shalom Amigo dos Pobres, o qual atende famílias necessitadas.

Serviço

Renascer 2024
Dia: 10 a 13 de fevereiro
Local: Colégio Santo Antônio – 911 Sul
Horário: De domingo a terça (11 a 13/02) a partir de 14h30
Mais informações: Instagram

Renascer Kids
Dia: 11 a 13 de fevereiro
Local: Colégio Santo Antônio – 911 Sul
Horário: a partir de 15h

ENTRADA GRATUITA

Saiba mais

Retiro de Carnaval Renascer em Brasília


Por Alessandra Aguiar
com a colaboração de Caio Lima

“Coragem, o Senhor te chama”

A Comunidade Shalom está realizando em inúmeras cidades do Brasil e também no exterior, o Renascer, retiro de Carnaval católico, que é uma opção diferente para quem quer se divertir, conhecer pessoas novas, estando na presença de Deus e participando de momentos de espiritualidade, como orações e pregações.

O Retiro de Carnaval também acontece de forma on-line para que aquelas pessoas que não tiverem nenhum Renascer perto de sua casa possam também ter uma verdadeira experiência com o amor de Deus. 

 

Data: 11 a 13 de fevereiro
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.