Sem Categoria

Uma vida renovada no Espírito

comshalom

Viver uma vida no Espírito pode parecer algo muito abstrato. Afinal, quando se diz “no espírito”, o que é que vem logo à sua mente? Algo desencarnado, uma coisa que só acontece dentro da mente, ou até mesmo fora de si, não é mesmo?

Bem, mas viver no Espírito (assim, com letra maiúscula mesmo), vai muito além disso. Aliás, não tem nada a ver com isso!

Partindo das Sagradas Escrituras, podemos ter um contexto melhor. Jesus diz a Nicodemos, na famosa passagem do Evangelho de São João, que é necessário nascer de novo, “da água e do Espírito”. Precisamos pegar o texto na íntegra para compreender este diálogo, vamos lá?

“Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele”. Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?”. Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.” Jo 3, 1-6

Não vamos aqui entrar em toda a discussão sobre o homem carnal e o homem espiritual (quem quiser aprofundar, pode também pegar como texto de apoio os capítulos 7 e 8 da carta de São Paulo aos Romanos). Para o nosso contexto, precisamos entender apenas uma coisa: o homem carnal representa uma vida “velha”, morta, sem sentido, aquela vida em que sentimos que “falta alguma coisa”. O homem espiritual, por outro lado, é aquele que encontrou o sentido da vida! Aquele que entendeu que a morte não é o fim, que existe uma vida toda nova e a Ressurreição sim é quem tem a última palavra!

Como podemos, então, passar do homem “velho” ao homem “novo”? Qual é a diferença e o que faz esta chave “virar” e este novo acontecer?

Jesus deu este gabarito a Nicodemos. É preciso renascer da água e do Espírito. Em outras palavras, Jesus disse a Nicodemos que uma vida no Espírito precisa, de fato, de um renascimento. O homem “velho” e o homem “novo” não podem coexistir. É preciso que o velho morra para que o novo possa nascer! E quem é capaz de fazer com que isto aconteça? Sim, Ele mesmo: o Espírito Santo!

Uma vida no Espírito não é algo abstrato. É algo real, palpável e, principalmente, possível de ser vivido no dia-a-dia. Renascer da água e do Espírito significa tomar decisões novas. Decisões guiadas por Deus, decisões que mostrem que o homem novo habita em nós. Só o Espírito é capaz de nos dar esse novo de que tanto precisamos!

Quantas vezes já nos sentimos fora do lugar? Quantas vezes já sentimos que precisávamos de uma mudança, que o homem velho já estava precisando deste “renascer”? A resposta para tudo que parece “fora do lugar”, para todos esses sentimentos confusos, até mesmo para quem está aparentemente bem, mas sente que pode ser este ‘homem novo’ é o Espírito de Deus!

Então, como é possível renascer do Espírito? Afinal, do que Jesus estava falando?

É isto que você descobre no Renascer! O retiro da Comunidade Católica Shalom, que tem como tema este ano “Coragem, o Senhor te chama! (Mc 10,49)”  e começa hoje,  é uma oportunidade única de você descobrir como ter sua vida nova no Espírito. Vem Renascer e descobrir que é possível, sim, ser plenamente feliz vivendo no Espírito!

 

Informações:

Data: 11, 12 e 13 de fevereiro

Horário: a partir das 8:30h (programação completa disponível em breve nas redes sociais)

Local: Em Macapá – Escola Estadual Prof. Lucimar Amoras Del Castillo

Em Santana – Escola Estadual Augusto Antunes

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.