Notícias

Deus quer mais do que lhe fazer um favor, Ele quer a sua salvação

No 2º dia do Renascer em Juazeiro do Norte, Pe. Denys traz importante reflexão sobre a obra que Deus quer realizar em nossa vida.

comshalom

Na manhã do 2º dia de Renascer, 12, o Pe. Denys mais uma vez pregou sobre o tema geral. Hoje ele trouxe como exemplo as passagens da hemorroíssa e do bom samaritano. Falando primeiro da mulher hemorroíssa, segundo o padre, esse milagre mostra a força do amor do coração de Jesus. “Jesus sempre fala que ele veio para fazer a vontade do Pai, as obras do Pai. Nesse milagre fica claro que o que aconteceu era obra da força do Pai pois Jesus não sabia nem sequer quem tinha tocado nele”. 

“Essa passagem mostra a obra do Pai que agia por meio de Jesus. Ele conhecia aquela força que sentia saindo de si: era a que sentia quando o Pai agia através dele. Quem está acostumado à vida carismática sente essa força agindo através de si. 

Jesus parou isso é interessante. Toda cura física que Jesus faz é porque ele quer fazer algo ainda maior. Porque o corpo um dia vai morrer – a cura não vai durar para sempre. Jesus quer chegar na salvação da alma e a salvação dessa alma vem da pessoa dizer ‘Deus me fez uma nova pessoa e agora quero ser Dele’. Vem dela poder dizer ‘Tu és o meu Deus, o Deus da minha vida’. Deus quer curar fisicamente para as pessoas poderem chegar a esse ponto e um dia poderem morar na casa do Pai

A importância de pedir o dom da fé

Uma mulher naquela condição não poderia estar no meio da multidão, involuntariamente tocando outras pessoas e tornando-as impuras, segundo dizia a lei religiosa da época. Essa mulher só enfrentou todas as dificuldades que a lei lhe impunha porque ela tinha fé. Sem a fé, esse milagre não aconteceria. 

Pe. Denys prega no 2º dia do Renascer

Sem a fé nós vamos perder muitas coisas que Deus tem reservado para nós. Se nós nos sentimos sem fé o suficiente precisamos fazer o mais rápido possível essa oração: ‘Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé’. E ainda podemos completar ‘Virgem Maria, intercede por mim porque eu preciso de mais fé’. Faz sentido essa oração pois só Deus pode dar essa fé, já que ela é uma virtude teologal e portanto só Deus pode conceder. 

A grande alegria de Jesus é poder dizer a uma alma ‘tua fé te salvou’. Com isso ele quer dizer ‘Eu te salvei por meio dessa cura, mas ela é só o início de uma maravilha muito maior’. Salvação é uma pessoa se voltar totalmente para Jesus – aquela mulher poderia a partir daquele momento ficar convicta e sem medo no meio daquela multidão, junto com as outras pessoas, porque Jesus curou sua hemorragia e a pôs no caminho da salvação. 

Com certeza você trouxe intenções para esse Renascer. Mas a grande intenção de Deus para te trazer aqui não é só conceder essas graças. Claro que Ele deseja concedê-las porque Deus nos ama e o que é importante para você é importante para Ele também. Mas Ele quer mais do que te fazer algum favor:  Ele quer ver seus filhos se tornarem pessoas que escutam a Deus e seguem um caminho de felicidade.  Você tem uma vida pela frente e Ele não quer só fazer um favor para o agora, mas quer te trazer uma vida plena aqui e na eternidade.  

“Você tem uma vida pela frente e Ele não quer só fazer um favor para o agora, mas quer te trazer uma vida plena aqui e na eternidade.”  

Bendito pecado?

Ninguém quer passar por sofrimento. Nós fomos criados para o paraíso e ainda trazemos esse anseio em nosso coração. Enfrentamos essas situações, que não queremos de jeito nenhum, porque estamos distantes de Deus. Ele quer saciar a nossa sede de felicidade eterna. Deus quer atender todos os nossos pedidos e necessidades, mas elas são apenas ponto de partida para uma felicidade muito maior – Deus quer nos dar a felicidade eterna. 

Aquela mulher poderia dizer que foi melhor ter passado 12 anos de sofrimento e ter essa experiência que lhe trouxe a eternidade do que nunca ter sofrido e nem encontrado com Jesus. Essa mesma coisa acontece com alguém que vive uma vida de oração, uma vida de fé. Deus não só nos atende mas ele nos salva. 

Quando nos encontramos com Deus entregamos a nossa vida a Deus do jeito que ela está.  E Ele diz ‘pode deixar que eu conserto’. Deus então começa a juntar os nossos pedaços. Há uma arte japonesa, o kintsugi, que junta os pedaços de um vaso quebrado e o torna em algo ainda mais bonito do que antes. Da mesma forma é nossa vida. 

Foto de Riho Kitagawa na Unsplash

Quando terminar a obra de Deus poderemos dizer ‘ficou muito melhor do que se nunca tivesse quebrado’. Santo Agostinho dizia algo até mesmo chocante: ‘Bendito pecado que me trouxe tão grande salvador’. Parece até contraditório o que ele diz, mas essa é magnitude da obra de reconstrução que Deus faz. 

A parábola do bom samaritano

Essa parábola foi contada por Jesus para mostrar que até um samaritano, quando se sente compadecido, era capaz de se aproximar de um homem no chão, mesmo que ele fosse judeu. Porém uma leitura mais profunda dessa parábola podemos ver o próprio Jesus como o bom samaritano. 

Nós somos o homem ferido, assaltado, violentado e deixado à beira da morte. É isso o que o mundo faz com quem vive longe de Deus: assalta a dignidade dessa pessoa e como um carro desgovernado vai batendo de uma lado para o outro até talvez bater e virar. Mas Jesus quando passa não nos ignora. Muitos podem nos ignorar, podemos nos sentir abandonados por muitas pessoas mas hoje Jesus te viu e teve compaixão. 

Compadecer vem do verbo padecer, que é sofrer. Compadecer é sofrer com. A gente tem compaixão quando a gente olha e pensa ‘podia ser eu. Eu não gostaria que alguém me ignorasse dessa forma, então eu vou ajudar’. É se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro está sentindo. Deus não diz ‘é um pecador’- o demônio é quem diria isso. Você pode ser um pecador desprezível mas Deus vem e se aproxima de nós.

“Deus cuida de nós para que possamos cuidar dos outros” momento de oração no 2º dia do Renascer.

A ação desse samaritano foi tão completa que podemos ver ali a ação de Deus. A hospedaria onde ele deixou o homem ferido se transformou em uma enfermaria – e a enfermaria de Deus é a Igreja, onde Ele nos coloca para sermos tratados. Pelo mundo afora vemos competição, desprezo entre as pessoas – aqui também tem isso. Mas Deus quer que sejamos irmãos unidos, cuidando uns dos outros. 

Deus quer nos dizer isso: ‘Cuida do teu irmão e se você fizer isso não se preocupe que eu vou te pagar’. Você vem para a igreja e se alimenta dos sacramentos para ser cuidado e depois poder cuidar dos outros.  

Hoje é dia do bom samaritano te encontrar para te curar, atender os teus pedidos, mas também para dizer: ‘a tua fé te salvou. Vem e segue-me’”.

Pe. Denys, transcrito por Maria do Socorro Sobreira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.