Ginásio Paulo Sarasate lotado, rostos marcados pela alegria da experiência com Deus, e a beleza da liturgia, foram elementos visíveis no encerramento do Renascer 2024. Marcados por essa grande ação de graças, todos celebraram a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB.
Dom Gregório, desde que assumiu a arquidiocese em dezembro de 2023, tem se dedicado intensamente em visitar paróquias e eventos da Arquidiocese. A Comunidade Shalom já o havia recebido no Réveillon da Paz e no Acamps’, e esta foi a primeira experiência de termos a alegria de tê-lo no Renascer. Em sua homilia o Arcebispo destacou a necessidade de buscarmos a verdade na vida e seguimento a Cristo, e motivou todos a uma perseverança neste caminho de ‘vida nova’.
“Após vivenciarmos dias preenchidos de muita alegria, curas e transformações de vida, o Senhor nos convida a sermos agora os seus discípulos, optando por uma vida nova, por caminhos novos, com atitudes novas, que são atitudes de conversão”, afirmou Dom Gregório em sua homilia.
O Arcebispo falou sobre esta grande novidade de permanecer na graça de Deus a partir do evangelho do dia: “Devemos nos afastar dos fermentos daqueles que podem nos conduzir para o caminho do mal, do fermento daqueles que, falando de Deus podem ter atitudes que não são verdadeiras, e portanto, vão nos decepcionar. Mas, também de nós mesmos, para que a gente não minta para si mesmo e para que sejamos capazes de fazer uma boa escolha de vida!”
Precisamos suplicar a misericórdia do Senhor para que sejamos transformados todos os dias a sermos pessoas melhores, pois se algo de ruim está acontecendo não é culpa de Deus, mas do acesso que demos ao mal através das nossas escolhas. Continuou o Bispo em sua homilia: “Porque ao longo da nossa vida primeiro a gente planta, depois a gente rega, depois a gente colhe. Quem planta maldade, colhe maldade. Quem planta destruição, colhe destruição para si. Quem escolhe o caminho para o mal será responsável pelo o mal que colherá pra sua própria vida!”
Que nestas palavras possamos pedir a graça de Deus para não só conhecer a Sua vontade mais amá-la e acolhê-la. Que os frutos deste Renascer nos façam verdadeiramente abrir a nossa alma para a graça que Deus deseja derramar sobre nós e gere frutos de santidade e alegria, lançando a boa semente que colhe a vida nova!
Concluindo, Dom Gregório afirmou: “Nós ouvimos o convite: Levante- se! Ele está chamando você, comece uma vida nova, Ele está chamando você! É tempo de começar tudo outra vez, Ele está chamando você! E a gente precisa correr apressadamente com a alegria de quem deseja conhecer o coração desse Senhor que sempre será amor e misericórdia.”