Shalom

Encontro da Comunidade de Vida de Fortaleza: cultivar a unidade e o amor fraterno

comshalom

Na manhã dia 22 de fevereiro, Festa da Cátedra de Pedro, toda a Comunidade de Vida da missão de Fortaleza, reuniu-se no Condomínio Espiritual Uirapuru, para uma manhã de encontro e fraternidade, celebrando a alegria de ser família Shalom, que oferta a vida numa missão comum. 

O encontro teve início com a Santa Missa, presidida pelo Padre Vitor Aragão, coordenador apostólico de Fortaleza, e foi seguida de um momento de convivência e pregação do Padre Silvio Scopel, assistente local da missão. Outro objetivo do encontro foi acolher os novos missionários que chegaram em Fortaleza nos últimos meses, que na dinâmica própria de ser a maior missão da Comunidade, envia e recebe muitos missionários anualmente.

Na Missa de abertura, Padre Vitor falou sobre o grande dom da unidade, que faz com que cada missionário da Comunidade busque amar a Igreja e o Carisma que Deus deu. Ele lembrou que a Comunidade Shalom nasceu da experiência de um jovem de 22 anos ajoelhado aos pés do Papa João Paulo II, sucessor de Pedro. 

O sacerdote destacou que “somos chamados a uma unidade afetiva e efetiva, que nos pede silêncio, obediência e amor, é assim que construímos a unidade”. Na Comunidade Shalom dizemos que a unidade é a mola propulsora da evangelização. A unidade nasce de um coração que reza, um coração apaixonado por Jesus. Padre Vitor afirmou ainda que: 

“A unidade é feita de serviço e de humildade, como providencialmente, nos fala a primeira leitura da liturgia de hoje: ‘Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho (1 Pd 5,2-3)’. A Unidade vale a pena! Somente unidos seremos igreja de verdade, seremos Shalom de verdade”.

Padre Silvio Scopel, assistente local da missão de Fortaleza, reforçou que a unidade e o amor fraterno são graças que precisam ser cultivadas no corpo comunitário. Ele deu o exemplo da Santa Ceia, em que Jesus lava os pés dos discípulos para ilustrar que a construção da unidade acontece no serviço e no abaixamento. Ele destacou que:

“O amai-vos uns aos outros anunciado por Jesus é um caminho de descida. Como diz uma das cartas de Paulo, devo considerar todos superiores a mim (…) O objetivo de nos reunirmos é o amor fraterno, um amor efetivo que se coloca a serviço dos outros. Precisamos ser um corpo que entende que o todo é maior do que a soma das partes”.

O assistente local de Fortaleza também falou do caráter essencial da vida de oração do missionário para a fecundidade da missão, e deu a todos um panorama geral das dimensões comunitárias e apostólicas de Fortaleza. A missão hoje conta com: 

16 casas comunitárias;
247 membros da Comunidade de Vida;
101 células comunitárias;
3900 membros da Comunidade de Aliança;
32 centros de evangelização;
8900 pessoas na Obra Shalom; 
5 casas de Promoção Humana; 
1 Paróquia com 3 igrejas e um canal no YouTube; 
2 rádios;
1 Colégio com mais de 600 alunos; 
1 complexo de casas de Retiro;
1 Setor de eventos.  

No final do encontro, os missionários viveram um momento bem descontraído de apresentação dos novos membros da Comunidade em Fortaleza. A Comunidade de Vida costuma ter alguns encontros ao longo do ano com programação diferentes, como formação, acolhida e lazer, para que a unidade na Comunidade transborde na vida e na evangelização de cada um de seus membros.   


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.