O ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes entrou em uma nova fase. O Papa Francisco explicou que a partir de agora se dedicaria mais a apresentar o caminho das virtudes. Ainda se recuperando de um resfriado, o Pontífice pediu que seu secretário, Pierluigi Giroli, lesse o texto que preparou para a Audiência Geral da última quarta-feira, 14 de março. Também nesta semana em que se celebrou os 11 anos de pontificado de Francisco, o jornal italiano publicou alguns trechos da biografia do Papa, que será lançada no próximo dia 19. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.
Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Ver essa foto no Instagram
Importância de crescer na virtude
Depois de oito catequeses sobre vícios, o Papa Francisco explicou que abordaria a partir de agora o tema das virtudes. Para começar a reflexão, o Pontífice explicou que a pessoa virtuosa é forte, corajosa, capaz de disciplina e ascetismo. “A pessoa virtuosa é, portanto, aquela que não se distorce pela deformação, mas é fiel à sua vocação e realiza-se plenamente.”
Francisco também esclareceu que a virtude é para todos. “Estaríamos errados se pensássemos que os santos são exceções à humanidade: uma espécie de círculo estreito de campeões que vivem além dos limites da nossa espécie.” E completou, “se somos livres em todos os atos, e sempre somos chamados a escolher entre o bem e o mal, a virtude é o que nos permite ter o costume de fazer a escolha certa.”
“O Espírito Santo atua em nós, batizados, trabalhando na nossa alma para conduzi-la a uma vida virtuosa. Quantos cristãos alcançaram a santidade através das lágrimas, percebendo que não conseguiam superar algumas das suas fraquezas! Mas eles experimentaram que Deus completou aquela boa obra que para eles era apenas um esboço. A graça sempre precede o nosso compromisso moral.”
Para que a virtude cresça e seja cultivada, o primeiro dom a ser pedido é o da sabedoria. “O ser humano não é um território livre para a conquista de prazeres, de emoções, de instintos, de paixões, sem poder fazer nada contra essas forças, por vezes caóticas, que o habitam. Um dom inestimável que possuímos é a abertura da mente, é a sabedoria que sabe aprender com os erros para dirigir bem a vida. Depois precisamos da boa vontade: a capacidade de escolher o bem, de nos moldarmos com o exercício ascético, evitando os excessos.”
A oração alarga o coração, faz descer do pedestal o nosso egocentrismo, educa-nos para a escuta do outro e gera em nós o silêncio da contemplação. #AnodaOração
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) March 11, 2024
Livro biográfico do Papa será lançado no dia de São José
Um livro biográfico do Papa Francisco será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 19 de março. A publicação, escrita pelo vaticanista Fabio Marchese Ragona, é intitulado “Vida. A minha história na História”. O texto de mais de 300 páginas traz marcos da vida de Jorge Mario Bergoglio desde sua infância até os dias de hoje, passando pela ditadura na Argentina e o ministério episcopal em Buenos Aires.
O jornal italiano Corriere della Sera antecipou na quinta-feira, 14, alguns trechos do livro. Em um deles, o Papa esclarece que a renúncia ao ministério petrino “é uma hipótese distante” porque não existem “motivos tão graves” para fazer pensar a esta possibilidade, nunca levada em consideração “apesar dos momentos de dificuldade”.
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2024
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição!