Olá, meu nome é Giovana Maria e eu faço parte da Obra Shalom da missão de Goiânia.
Hoje, vou compartilhar com você uma experiência inspiradora que tive no último dia 16 de março, quando participei do “Caminho das 7 Igrejas” organizado pela arquidiocese de Goiânia e que tinha como lema: “Por uma Civilização do Amor”. Este evento, que reuniu mais de 3 mil jovens, foi uma jornada espiritual inspirada na peregrinação de São Filipe Néri, que percorria sete igrejas em Roma no século XVI, uma tradição que continua até os dias de hoje na Itália.
A atmosfera estava cheia de fé e entusiasmo enquanto nos reuníamos para iniciar nossa jornada de cerca de 9 quilômetros pelas igrejas do Leste Universitário e Central de Goiânia. Foi o primeiro evento do tipo realizado na cidade.
O percurso incluiu visitas às seguintes igrejas: Paróquia Universitária São João Evangelista, Paróquia São Francisco de Assis, Comunidade Santo Antônio, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Reitoria Nossa Senhora das Graças e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral). Cada parada nos oferecia a oportunidade de refletir, rezar, cantar e fortalecer nossa conexão com Deus.
Durante todo o trajeto, mais de 20 padres estavam disponíveis para ouvir confissões, proporcionando um momento de reconciliação e renovação espiritual para muitos participantes. Além disso, nós da Comunidade Católica Shalom da missão de Goiânia estávamos presente na caminhada, conduzindo a animação no trio elétrico durante o percurso das três primeiras igrejas, fazendo assim com que os jovens tivessem uma experiência única com a verdadeira alegria que não passa!
Para mim, a caminhada das 7 igrejas foi uma grande oportunidade de uma renovação na minha vida com Deus e uma experiência de evangelização dos jovens. Uma oportunidade de poder ouvir e dar o meu eis me aqui ao grito de uma humanidade que geme,sofre e espera pela nossa manifestação como filhos de Deus.
Durante a caminhada, tive a oportunidade de me confessar com um padre e de receber também oração de uma irmã da comunidade de aliança que foi pra mim uma grande experiência em minha vida do amor de Deus que é misericórdia. A caminhada também foi uma grande demonstração de que a igreja é viva e jovem e que nós lutamos por uma civilização do amor! Ao final da caminhada, cada um dos participantes incluindo nós da comunidade, recebemos uma benção individual com os padres e o nosso arcebispo de Goiânia(Dom João Justino),e tiramos também uma foto com ele e todos da Comunidade que estavam presentes na caminhada.
Em resumo, a caminhada foi uma jornada alegre e jovem, que eu tenho certeza que inspirou muitos jovens a busca da santidade e a entenderem o significado da frase do nosso querido irmão da Comunidade, Ronaldo Pereira: “a felicidade está na santidade”. Que nós possamos todos os dias, pela graça de Deus, sermos estes que tem a coragem de sair de nós mesmos para ir em busca daqueles que esperam pela nossa evangelização, oração e alegria. Jovens, o mundo espera por nós, o mundo espera pela nossa evangelização! Vamos ao encontro da humanidade sedenta de Deus!
Deus vos abençoe, Shalom!
Giovana Maria, obra Shalom.