Notícias

“Busque Maria, recorra a Maria, recomece com Maria!”: terceiro dia do Retiro de Semana Santa em Brasília

Padre Francisco fala sobre “Perseverar na Esperança” no Retiro de Semana Santa em Brasília.

comshalom

Após a oração das Laudes, na manhã deste Sábado Santo, 30 de março, o padre Francisco pregou sobre o tema “Perseverar na Esperança” para os participantes do Retiro de Semana Santa, na Catedral de Brasília.

Começando pelo Evangelho da Anunciação (Lc 1, 31-38), o padre destacou a prontidão Virgem Maria, em acolher a vontade de Deus. Na Mãe de Deus, nós encontramos as virtudes da fé, da esperança e da caridade, destacou. Afinal, Maria acreditou na promessa de Deus, anunciada pelo anjo Gabriel, e manteve viva sua esperança de tal modo que perseverou e amou até o fim, permanecendo com Cristo até a cruz.

Por isso, “Maria é modelo e mestra da fé, da esperança e da caridade” destacou o padre.

 “Tudo aquilo que Deus quer realizar em nós, sua perfeita vontade, Ele já realizou em Maria”.

Em sua partilha, o sacerdote também trouxe trechos do catecismo que afirmam que “a Igreja venera, em Maria, a realização mais pura da fé”. Ele acrescentou ainda, que aquela que é Bem-Aventurada porque acreditou, também é nossa intercessora na busca da graça da perseverança.

Maria transformava tudo em oração

Recordando o episódio da apresentação de Jesus no Templo, o padre enfatizou que “Maria transformava tudo em oração”. A Escritura diz que “Ela guardava todas as coisas em seu coração” (cf Lc. 2, 19), ou seja, ela zelava e conservava cuidadosamente, cada acontecimento. “E nós, temos guardado as promessas de Deus em nosso coração?”, questionou o padre.

Por fim, padre Francisco convidou os participantes a se consagrarem a Virgem Maria e a pedirem a ela a graça da perseverança.

 “Se alguma dessas virtudes (fé, esperança, caridade, perseverança…) está arrefecida, busque Maria, recorra a Maria, recomece com Maria!”

Testemunho da Celebração Mariana

Eu sou Alessandra, tenho 32 anos, sou membro do grupo de oração Israel, do último Seminário de Vida no Espírito Santo, do Shalom da Asa Sul. É a primeira vez que participo do Retiro de Semana Santa e hoje, no momento de oração, Maria me falava que eu tenho uma Mãe e que eu não estou sozinha, que a todo momento Ela me acompanha. Eu me senti muito tocada porque tem 8 meses que eu perdi a minha mãe, então eu pude sentir a acolhida dela. Eu sou muito grata por esse momento e por essa acolhida que Ela me deu hoje.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.