Shalom

“Com Maria, aprender a esperar nas promessas de Deus”, Angélica Cunha

Unida a toda a Igreja que hoje vive um dia de silêncio pela Paixão do Senhor, a Comunidade Shalom medita sobre a esperança no Senhor.

comshalom

Após a Paixão do Senhor, toda a Igreja Católica se volta a olhar para aquela que permaneceu de pé diante da Cruz, a Virgem Maria. Angélica Cunha, formadora geral da Comunidade Shalom, pregou no terceiro dia do Retiro de Semana Santa Shalom em Fortaleza (CE) e aprofundou para aos fiéis o papel de Nossa Senhora dentro do mistério páscoa de Jesus. 

Ela auxiliou os participantes a como viver os mistérios do Tríduo Pascal, a partir da fé mariana. 

Nas questões que enfrento hoje, que diferença faz pra mim saber que Jesus morreu na cruz por mim? O que celebramos é um mistério que se encarna. Toda a relação de Deus na nossa vida se encarna. O que seria de mim e de você se Jesus não tivesse morrido na Cruz?”, questionou ela. 

O silêncio de Deus

Angélica iniciou a formação apresentando o contexto litúrgico do Sábado. Recordou que os discípulos viveram por três anos com Jesus e que para eles verem os sofrimentos do Senhor foi “traumático”. 

Por que ele não fez nada?“, ela supõe que essa pode ter sido a pergunta dos discípulos diante da morte do Senhor. “É nesse cenário que começa o sábado santo, com os discípulos confusos e perdidos“, afirma a consagrada. 

“O que nos atrai tanto nesse dia é Jesus Crucificado? É a dor ou o sofrimento?”, pergunta Angélica aos participantes. “É ver o que um amor de verdade é capaz de fazer. Todos nós queremos viver um amor grande. O que Ele fez ninguém fez, nem será capaz de fazer. Esse amor nos faz ficar calados diante de algo que não conseguimos entender, e aí, silenciamos, ficamos sem palavras. No fundo, no fundo, esperamos para ver o que vem depois”, responde. 

No alto da Cruz o verbo divino se calou. A palavra eterna se tornou em silêncio, produzindo na humanidade uma expectativa sobre o que viria depois“, Angélica Cunha.

O que vem depois?

Ainda sobre os discípulos, ela disse que foi um dia que a fé deles foi posta à prova e nessa perspectiva que ela aponta a virtude da esperança.

“O único que é digno da nossa fé é Deus e a única palavra que é digna na nossa fé é a de Deus”, declara Angélica. 

“Após a Celebração da Paixão fica faltando alguém – Jesus. Nós já sabemos o final da história, imagina os discípulos que não sabiam. O silêncio de Deus é um silêncio sempre operante, Deus opera, Deus age, Deus realiza. O silêncio desse dia não é um silêncio passivo, mas ativo, pois Cristo está agindo. Onde? Onde eu e você não podemos ir aonde”, afirma.

Maria manteve a luz acesa

Diante da posição dos discípulos que diante do silêncio do seu Senhor, ficaram perdidos, uma personagem se sobressai: Maria, a única que permaneceu de pé. 

Parece que o vento do Gólgota apagou todas as luzes e tudo é treva, tudo morreu com Cristo. Eles ainda não creem que Jesus vai ressuscitar. O que vai ser da fé deles? Quem vai ajudar que eles vejam o que não são capazes de ver? E quem vai estar com eles? Parece que todas as luzes se apagaram, mas não, uma luz permaneceu acesa. E essa luz pequena foi capaz de iluminar todos eles, de dar esperança a todos eles. A única que sabe de verdade que Jesus é filho de Deus, a única que sabe que o que Deus faz, cumpre. A única que sabe de verdade que Deus pode vencer a morte, Nossa Senhora”, disse. 

Qual a intervenção de Deus em sua vida?

Ela compara Nossa Senhora à mulher virtuosa citada por Eclesiastes, afirmando que “Não existe dúvida que seja capaz de apagar a fé da Virgem Maria. Enquanto Jesus continua a sua obra, a Virgem também continua a sua junto aos discípulos, convidando os discípulos a esperar com Ela e aprender dela”, comenta.

De acordo com Angélica, se a Sexta-feira foi a hora d’Ele, hoje é a hora de Nossa Senhora. “Maria sabia com clareza que Jesus é filho de Deus” e que por isso os fiéis devem recorrer a Mãe para acreditarem em Jesus.  

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Enquanto os discípulos ficaram “perdidos”, “Maria está esperando o que Deus vai fazer, esperando qual será próxima intervenção de Deus. Qual vai ser a próxima intervenção de Deus na sua vida?“.

“Essa atitude que nos coloca no mesmo movimento que Nossa Senhora foi colocada nesse dia. Se nesse dia ela foi colocada de pé, foi porque sempre testemunhou que Deus sempre realiza e age, mesmo em coisas impossíveis. Maria então está diante de nós como essa mãe amorosa, ela deu luz a mim e a você com muita dor, pois se tornou nossa mãe diante do seu filho crucificado”, revelou a formadora. 

Com Maria, aprender a enxergar a obra de Deus 

De acordo com Angélica, no mistério deste dia, Maria ensina a humanidade a “esperar o que Deus vai fazer hoje”. A aprender de Maria a esperar e olhar a própria vida. 

“Nesse momento você é capaz de enxergar  a obra de Deus? Muitos têm olhos que vêm rápido demais, que não estão acostumados a enxergar, a ir além. Como Maria, precisamos ter olhos novos, enxergar o que Deus está fazendo. Os olhos de Maria, viam coisas diferentes dos nossos olhos”, disse a consagrada.

Angélica aprofundou o título mariano muito utilizado na Comunidade Shalom “Mãe da nossa fé” para destacar as virtudes da Virgem que os fiéis devem imitar: a obediência e confiança no Senhor. “Vamos pedir emprestada a fé de Nossa Senhora. Ela viveu do que acreditou. Sua fé nunca falhou. E no dia de hoje, ela foi única a manter viva a chama da fé. Onde você quer estar no dia de hoje?”, interpelou.

A mulher mais fiel a Deus 

Desse modo, Angélica explica que Maria foi a única que permaneceu fiel a Deus e seu exemplo nos provoca a acreditar no Senhor, diante das esperas em Deus.  

“Mesmo que sofra pela morte do seu filho, ela vive seu sábado em lágrimas, mas “na força da fé, sustenta a frágil esperança dos discípulos. Isso faz dela uma testemunha autêntica de que Deus sempre cumpre as suas promessas. Maria vigia enquanto espera. A espera de Maria é cheia de expectativa”, garante

Por fim, ela cita uma meditação do Cardeal Martini que fala sobre a fé de Nossa Senhora:

Aquele que te recompensou com tantas dádivas em momentos decisivos da tua existência, também te apoiou neste dia. A força do Espírito presente em você desde o início, a apoiou no momento de escuridão e na aparente derrota do teu Jesus. Você recebeu o dom de poder confiar plenamente nos planos de Deus…“, Cardeal Martini.

Veja como foi o 3º dia do Retiro:

Participe do Retiro de Semana Santa 2024 

O Retiro de Semana Santa Shalom 2024 já começou e ainda dá para você participar. Em Fortaleza (CE) está acontecendo no Ginásio Paulo Sarasate, com inscrições realizadas no local, mas também há a opção on-line para aqueles que não possui Comunidade Shalom em sua cidade. Acesse o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br  e inscreva-se.

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 28 a 31 de março de  2024
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.