“Qual é a resposta essencial, fundamental, incondicional ao amor misericordioso de Deus? A confiança na Sua infinita misericórdia!”, ensina padre Antonio Furtado em homilia no Centro de Eventos São Miguel Arcanjo, no Shalom do Mondubim, Fortaleza. São cerca de 5 mil pessoas presentes, outros 500 dispositivos conectados na transmissão pelo Youtube e muito mais ouvindo a frequência da Rádio Shalom.
Na Festa da Misericórdia cabe todo mundo. “Essa é a Festa dos Tomés”, destaca padre Antonio Furtado a respeito do apóstolo que protagoniza com Jesus o Evangelho do Segundo Domingo da Páscoa. Diante da sua incredulidade, Jesus lhe convida a tocar nas Suas Chagas abertas. “Tomé representa todos os homens e mulheres que chegam até a duvidar da existência de Deus”, traduz o sacerdote que tem uma devoção especial à Divina Misericórdia.
A Festa, portanto, é uma “desculpa” de Deus para mostrar que o Seu amor não tem fronteiras. “Toda a mensagem da misericórdia que Jesus revelou a Faustina é para dizer: ‘eu amo os pobres pecadores. ‘Faça uma festa, pinte um quadro, faça o terço’… É tudo para dizer: ‘eu sou o Rei da Misericórdia, o Rei do Amor, Eu Amo, Eu Amo, Eu Amo!’”
A desconfiança de Tomé e o amor de Jesus
Naquele oitavo dia após a Ressurreição do Senhor, o sacerdote insiste: “um pecador incrédulo teve uma experiência com Jesus. Como diz Moysés, o nosso fundador, Tomé teve o ‘choque’ da Ressurreição.” O que surpreende Tomé é, além da presença gloriosa do Mestre, que Ele pede ao apóstolo decepcionado com o trauma da cruz que toque nas Suas Feridas. Padre Antonio interpreta: “Jesus quer dizer: ‘Olha aqui, Tomé. Toca. Você é precioso para mim!'”
É uma declaração de amor irrestrito. “Se só existisse você, Ele viria do mesmo jeito. Só por você, morreria no calvário. Porque és precioso aos seus olhos. Ele acredita que Tomé pode ser um homem novo!”, reforça o padre.
Confiança humilde
A partir do toque (ou do “choque”) da Ressurreição, como responder a tal amor? “Meu Senhor e Meu Deus!”, Tomé professará. Padre Antonio Furtado cita o trecho do Diário de Santa Faustina para falar da virtude da confiança. O remédio da incredulidade, afinal, é a confiança.
“As graças da Minha misericórdia colhem-se com um único vaso que é a confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá. Grande consolo Me dão as almas de ilimitada confiança, porque, em almas assim derramo todos os tesouros das Minhas graças”. (Diário de Santa Faustina, 1578).
“É necessário que a gente confie – e como é difícil confiar!”, reconhece o sacerdote. Mas, vale a pena! “Quanto mais uma alma confia, mais ela recebe. Quem não confia vive agoniado”, atesta.
Como vencer essa dificuldade? “A virtude da confiança está ligada à humildade: a convicção profunda e sincera de que todo o bem que eu faço é um dom de Deus. ‘Foi Deus quem fez aquilo e sem Deus eu não poderia fazer nada’”. É assim que se cultiva a confiança humilde!
Padre Antonio Furtado finaliza com um chamado à fé inabalável: “Não percam a fé quando vierem as dificuldades, quando tudo não sair do jeito que você quer. Seja guerra, seja dor, seja sofrimento, nunca falte a frase: ‘Eu Confio em Vós.’”
Festa da Misericórdia
O evento realizado pela Rádio Shalom teve momentos de adoração, oração do Terço da Misericórdia, show e louvor com Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha – Exército de Deus e Santa Missa com a participação do cantor Paulo José.
A Festa coroa o Cerco da Misericórdia, realizado ao longo da Quaresma. Padre Antonio Furtado preparou meditações diárias e motivações semanais nas Missas por Cura e Libertação às Quintas-feiras no Shalom da Paz com o objetivo de difundir a devoção e a experiência viva com Jesus Misericordioso segundo a inspiração dada por Jesus a Santa Faustina Kowalska, a freira polonesa a quem Deus escolheu para difundir tal devoção.
Leia mais:
Santa Faustina, a mística embaixadora da Divina Misericórdia
Rádio Shalom
Um Sinal de Paz no Ar
91,7 FM e 690 AM
Whatsapp e Chave Pix: (85) 9 8117-4241
YouTube: /radioshalomoficial
Instagram: @radioshalomoficial