Aconteceu na tarde desta terça feira, dia 23 de abril, uma coletiva de imprensa no Carmelo Santa Teresinha em Fortaleza sobre a aguardada peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus na capital cearense. Madre Bernadete, a responsável pelo Carmelo, Irmã Teresinha e Gilcivânia Pinheiro, membro da ordem carmelita secular, atenderam à imprensa local, e falaram da grande alegria de receber o relicário que está peregrinando por 70 cidades do Brasil.
Santa Teresinha do Menino Jesus, foi uma freira carmelita francesa que viveu entre 1873 e 1897. Em apenas 24 anos de vida e pouco menos de uma década de vida religiosa, Santa Teresinha tornou-se um ícone de vivência da santidade na vida simples e cotidiana. Sua ‘pequena via’ e seus escritos atraem milhares de devotos ao redor do mundo que buscam na Santa um auxílio para viver o caminho da perfeição cristã. Madre Bernadete falou sobre a vivência do amor a Deus e aos outros que tornou Teresinha uma santa tão querida e próxima dos que a ela recorrem:
“Ela se fez especial em uma vida muito simples. Viveu o amor aos irmãos e a Deus. Ela conquistou muitas pessoas vivendo desta forma profunda e simples. Desde os primeiros anos após sua morte, o Carmelo de Lisieux na França, onde ela viveu, recebia muitos pedidos de seu livro, tanto que o Carmelo não dava conta de responder tantas pessoas. Teresinha é uma santa que atrai”!
Um exemplo de Missionariedade
Desde a comemoração de 100 anos do nascimento de Santa Teresinha, tem crescido as peregrinações do Relicário contendo ossos de sua perna direita, do fêmur e do pé. Esta é a terceira vez que o Brasil recebe esta graça. A Santa que viveu em clausura, como é comum na vocação carmelita, foi nomeada pela Igreja, padroeira das missões. Mesmo não tendo percorrido o mundo em vida, Teresinha tinha no coração este desejo de ir onde fosse necessário para anunciar o nome de Jesus Cristo. Madre Bernadete explica que a escolha de colocar os ossos da sua perna neste relicário peregrino reforçam este símbolo de missionariedade tão forte na espiritualidade de Teresinha:
“Dentro do relicário está a perna direita de Teresinha representando sua missionariedade. Uma santa que percorre o mundo e nos ensina a evangelizar. Ela nos ensina que precisamos ir encontro do outro para anunciar Jesus, não nos limitarmos às telas de nossos celulares.”
O Relicário e o itinerário da peregrinação
Uma curiosidade é que a urna, que pesa mais de 100 kilos, foi um presente do Brasil ao Santuário de Lisieux na França. Ele foi feito em madeira e contém detalhes em alto relevo e metal dourado. Gilcivânia Pinheiro, que é membro da Comunidade Rainha do Carmelo, destacou que Santa Teresinha tem uma relação especial com o povo brasileiro:
“Foram os Padres Jesuítas no início das missões no Brasil que trouxeram a devoção à Santa Teresinha ao nosso país, inclusive o primeiro santuário dedicado a santa, fora da França, foi no Brasil. O relicário que está peregrinando foi dado pelo Brasil em 1997 quando as relíquias vieram para cá”.
Para tornar possível a peregrinação, o Carmelo conta com o apoio dos órgãos públicos para ordem e segurança, além de uma equipe de apoio de diferentes comunidades, dentre elas a Comunidade Católica Shalom. Madre Bernadete explicou que o Relicário costuma passar por cidades onde há um Carmelo feminino, masculino ou da Ordem secular, mas que também há muitos pedidos para recebe-la por parte da Comunidades que tem a santa como baluarte ou paróquias que levam seu nome ou tem forte devoção a ela:
“Foi muito difícil escolher os locais por onde as Relíquias iriam peregrinar! A princípio ela ficaria no Carmelo e nas Comunidades carmelitas seculares. Junto com o Arcebispo de Fortaleza fomos discernindo os locais, e considerando os pedidos que fomos recebendo. Tentamos abranger diferentes locais da cidade, não mantendo o Relicário somente no centro da cidade, levando até locais mais distantes”.
Uma visita de Santa Teresinha!
Receber as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Fortaleza é um grande presente! O relicário vem da cidade de Chorozinho na tarde desta quinta, 25, e fica na região até o dia 30 de abril. Madre Bernadete afirma que receber as relíquias de um santo, traz, de certa forma, a presença deste santo para aquele povo. Santa Teresinha, sendo uma santa que se faz tão próxima de seus devotos, reforça ainda mais esta graça. Os ‘amigos’ de Teresinha podem esperar fortes experiências neste encontro, porque quem se aproxima de Teresinha é atraído ao amor de Deus, que converte e consola:
“Para nós é uma alegria imensa receber essas Relíquias! Sentimos que a humanidade que tem sofrido muito, o covid, por exemplo, deixou marcas. Vivemos um tempo de separações! E a vida de Santa Teresinha representa uma grande consolação para nós. É como se o céu nos dissesse ‘estamos cuidando de vocês'”.
A chuva de rosas de Santa Teresinha alcançará a Comunidade Católica Shalom, de forma mais especial, em dois momentos. Na sexta, 26, as Relíquias ficarão expostas para veneração na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, na Diaconia Geral Shalom em Aquiraz, de 19h até às 7h da manhã do dia 27. No dia 27, sábado, por volta de 20h30, as Relíquias serão recebidas no Shalom da Paz, em Fortaleza, e ficam em Vigília até às 5h de domingo, continuando a pregrinação para a Catedral da Fortaleza. Os momentos de veneração das Relíquias e de oração são abertos a todos os públicos.
SERVIÇO
Vigília com as Relíquias de Santa Teresinha na Diaconia Geral
Dia: 26 de abril (sexta)
Local: Diaconia Geral
Programação:
19h00: Acolhida da Relíquias
19h30: Santa Missa
*Relíquias permanecerão disponíveis para veneração durante toda a madrugada
07h00: Santa Missa
08h00: Relíquias seguem em peregrinação para a Matriz da Paróquia Santa Teresinha no Vicente Pizon
Mais informações: @igrejadoressuscitado
Vigília com as Relíquias de Santa Teresinha no Shalom da Paz
Dia: 27 de abril (sábado)
Local: Shalom da Paz – Rua Maria Tomásia, 72 / Aldeota
Programação:
16h00: Assembleia e Pregação sobre Santa Teresinha com Daniel Ramos
18h00: Santa Missa
19h30: Show com Laura Salvador
20h30: Chegada das Relíquias
21h00: Santa Missa com a presença das Relíquias
*Relíquias permanecerão disponíveis para veneração na Capela Manjedoura da Paz durante toda a madrugada
05h00: Relíquias seguem em peregrinação para a Catedral Metropolitana de Fortaleza
Mais informações: @shalomfortaleza