Shalom

O que a Igreja orienta sobre a prática da intercessão ?

Em vista da preparação da Assembleia Geral, os membros da Comunidade Shalom são animados a se colocarem em uma postura constante de intercessão. Entenda mais sobre a prática

comshalom
FOTO: SHALOM SOBRAL

Neste ano, toda Comunidade Shalom vive um tempo de intercessão pela realização da Assembleia Geral 2024, que é seu órgão máximo de discernimento e na qual serão definidas as ações para os próximos cinco anos do carisma. 

Desde a recitação do Santo Rosário nas sextas-feiras até outras práticas de intercessão, os membros da Comunidade são animados a se colocar numa postura constante de intercessores pela AG 2024. 

Antes de falarmos sobre as práticas que compõem a vida do intercessor, vamos conhecer um pouco mais quem é a pessoa escolhida por Deus para ser uma ponte entre ele e os homens.

A palavra interceder significa “colocar-se entre”, ou seja, o intercessor é aquele que se coloca entre aquele que pode dar e aquele que deseja receber. No caso do ministério de intercessão, o intercessor é aquele que se encontra entre Deus Pai e sua criação. Ele é como um advogado no Reino de Deus, um advogado de defesa, que defende as causas do Reino.

O que a Igreja fala sobre intercessão ?

A intercessão é uma oração de pedido, que nos conforma de perto com a oração de Jesus. Ele é o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, dos pecadores, sobretudo (CIC 2634). 

Na intercessão aquele que reza “não procura seus próprios interesses, mas sobretudo a dos outros” (Fil 2,4), e reza mesmo por aqueles que lhe fazem mal (CIC 2635).

A Carta aos Hebreus fala de Jesus após a sua morte, ressurreição e ascensão: “Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. É por isso que é possível levar a termo a salvação daqueles que por Ele vão a Deus, porque vive para sempre para interceder em seu favor” (Hb 7, 24-25).

>> Conheça o canal do WhatsApp da Comunidade Shalom

A intercessão dos cristãos não conhece fronteiras: “por todos os homens, pelos que detêm autoridade” (1 Tm 2,1), pelos que nos perseguem, pela salvação daqueles que recusam o Evangelho (CIC 2636).

Pela oração vocal, uma das expressões da oração na vida cristã, Deus fala ao homem, pois é através das palavras mentais ou vocais que a nossa oração toma corpo. Mas o mais importante é a presença do coração àquele a quem falamos na oração. “Que a nossa oração seja atendida não depende da quantidade de palavras, mas do fervor da nossa oração” (São João Crisóstomo, Sermões – CIC 2700).   

A Tradição da intercessão na Comunidade Shalom

A intercessão mais do que um ministério exercido na Comunidade Shalom é um dom concedido por Deus para aqueles que têm a missão de colaborar para a implantação do Seu Reino através de suas orações em favor da ação evangelizadora da Igreja e comunidade.

Toda evangelização necessita de intercessão contínua: pelos jovens, crianças, famílias. Em todos os momentos o intercessor deve através de uma vida na graça, perceber os sinais de Deus e manifestar a Sua vontade para que muitas vidas sejam alcançadas. Quanto mais intercedemos por diversas realidades, mais somos inundados da graça de Deus e com isso nossa vida ganha em força e fecundidade.

Em todo momento, lugar e circunstância devemos estar em contínua intercessão, seja na oração do terço ou rosário, através do Ofício da Imaculada Conceição, com nossos santos amigos. Através da Palavra de Deus, nossa intercessão atinge um objetivo claro, revela as intenções de cada coração, propõe ao homem a sua conversão, consola os fracos e abatidos e enche de coragem aqueles que se colocam em ordem de batalha. 

Nosso louvor adquire então, vital importância na oração. É através do louvor que reconhecemos ainda mais a grandeza de Deus, agradecemos por quem Ele é em nossas vidas, nos alegramos pelo Espírito Santo e somos capazes de inflamar com o mesmo amor esponsal muitos corações que são sustentados por nossas orações. Nosso fundador Moysés Azevedo, nos recorda a importância dos intercessores:

“Manifesto a minha gratidão a todos os irmãos que gozam do privilégio de sustentarem esta adoração ao Santíssimo, constituindo-se adoradores e força de intercessão para a vida e missão da Comunidade. Consola-me diante dos desafios e das provações do exercício da minha missão, lembrar que naquele momento existem irmãos que se unem e me sustentam com suas orações. Obrigado!” (Carta à Comunidade, 80).    

Veja também | A sua oração constrói a Comunidade Shalom; Reze o Rosário pela AGO 2024

O que dizem os sacerdotes sobre a intercessão

Todos os sacerdotes são unânimes ao afirmar o grande poder que a intercessão tem para afastar o mal e promover o bem, pois essa é uma realidade vivencial do corpo de Cristo, que “com orações e súplicas de toda sorte, oram em todo tempo, no Espírito, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 2,18).

Pe. Fábio Pereira, membro da Comunidade de Aliança Shalom com Promessas Definitivas da Missão de Macapá, ressalta como é importante ter um coração atento a Deus no movimento de intercessão por si, pelos irmãos e em todas as circunstâncias da vida. “As dicas para sermos intercessores mais eficazes podem ser: 

    1. Aproveitar o dia-a-dia da nossa vida: como cristão, vocacionado, membro de comunidade, aproveitar as oportunidades que tem para oferecer-se a Deus e assim oferecer todas as intenções. A vida em família, no trabalho, estudos, o serviço no ministério, os desafios próprios que a vida comporta. Tudo é matéria para Deus ir de encontro a humanidade e socorrê-la;  
    2. Lembrar da força do nosso Batismo: nossa vida por si só já é uma oferta agradável ao Senhor, realizada e plenificada no Batismo e continuamente renovada a cada sacrifício, a cada pequena oferta que damos a Ele. A vida vivida nessa dimensão nos torna naturalmente intercessores mais fortes e conscientes de nossa missão pessoal e comunitária; 
    3. Dar nomes a nossa intercessão: acolher todas as intenções, anotar uma a uma, seja no caderno de oração ou no celular. Levar para a Igreja, para a capela, nossas casas e…rezar! Agradecer, louvar, pedir que o Senhor venha e realize a Sua obra.
    4. Abandonar-se com confiança nas mãos de Deus: abandonar-se no pleno sentido da palavra, acreditar, confiar que Deus pode infinitamente mais que nós mesmos, realizar curas, milagres, sinais e muito mais. Mas isso precisa ser muito concreto, precisa envolver toda a nossa vida em atos concretos, assim seremos uma contínua oferta agradável a Deus.        

Eu rezo pela Assembleia Geral 

A Assembleia Geral Ordinária 2024 marca um novo tempo da vontade de Deus para a Comunidade Shalom, visto que, irá revisar as ações da Comunidade dos últimos anos e propor os novos caminhos do Carisma para os próximos cinco anos. Todos os missionários e Obra são convidados a intercederem pela AG 2024 por meio da recitação do rosário às sextas-feiras. 

Além disso, para te ajudar a entender melhor sobre esse grande Kairós na vocação, o comshalom.org apresenta a página oficial da Assembleia Geral 2024. Acesse: comshalom.org/assembleiageral e confira todas notícias, vídeos, além de retirar suas dúvidas sobre o encontro. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.