Em abril, a Edições Shalom lançou a obra Castelo interior ou Moradas Comentado. Os produtores de conteúdo, que fizeram comentários ao livro que possui mais de cinco séculos de existência, são membros da Comunidade Católica Shalom, e estudiosos da vida da Santa.
Toda a movimentação ao redor do lançamento despertou em muitos o porquê de ler a obra da santa carmelita nos tempos de hoje, em especial os jovens.
Pensando nisso, elencamos 5 motivos para você, jovem ou adulto, de qualquer movimento, de qualquer paróquia ou lugar, ler Santa Teresa de Jesus.
Confira!
Teresa de Jesus é doutora da Igreja
Há 54 anos, exatamente em 1970, Santa Teresa d’Ávila entrou para o hall dos doutores da Igreja. O que isso significa?
Não obstante seu testemunho de santidade, os doutores da Igreja se distinguem dos demais santos por deter um ilustre saber teológico, comprovado em suas obras.
É de se admirar que Santa Teresa de Jesus seja declarada doutora da Igreja sem nunca ter cursado Teologia. As revelações que permeiam seus escritos são frutos de sua experiência íntima com Deus. Foi a partir dos feitos de Deus em sua alma que Santa Teresa transmitiu sua vida interior para suas obras.
Identificar-se com a história da santa e seus desafios para rezar
Costumamos pensar que os santos, em especial esta gigante da vida espiritual, que é Santa Teresa, sempre rezaram até a levitação… No entanto, basta ler algumas páginas do Livro da Vida ou do Castelo interior que percebemos todo o caminho feito pela Providência Divina para levar a monja – naturalmente distraída e levada pela mornidão por mais de 10 anos – a ser conduzida para as altas moradas da vida interior.
Santa Teresa, na adolescência, era ávida em ler romances, era vaidosa e sonhava casar. Porém, seu desejo pelo Céu foi mais forte e a levou ao Mosteiro da Encarnação. No entanto, viveu anos em frieza e distração até que foi conduzida pelo Crucificado a uma profunda experiência de conversão que fez dela uma mulher plena em sua “determinada determinação”.
Tal história pode nos inspirar e mover-nos em direção à Vontade de Deus, e até ao matrimônio espiritual.
Teresa é mestra da vida interior
Como dissemos acima, Teresa é uma das grandes mestras da vida espiritual. Sua teologia não nasceu de estudos mas da experiência pessoal com Sua Majestade, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Seus livros marcaram a vida de grandes santos como Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Edith Stein. Por graça de Deus, sua obra alcança monges e freiras, como também casados e jovens, ou seja, todos aqueles dispostos a usufruir de uma vida espiritual sólida, com foco no Céu.
Desse modo, seu conteúdo é atual, dado que o Senhor continua a inspirar e atrair almas esposas sedentas por sua presença e por unir-se a Cristo.
Santa Teresa possui obras espirituais riquíssimas
Castelo Interior ou Moradas não é o único livro de Santa Teresa de Jesus. Como já citamos acima, sua autobiografia foi o Livro da Vida. E, além desses, temos o Caminho de Perfeição e Fundações.
Teresa não tinha nenhuma pretensão de escrever suas experiências místicas ou mesmo sua história de vida, mas foi por obediência que o fez.
Cada uma de suas obras possuem um valor inestimável, podendo tornar-se uma riqueza profunda para sua vida de oração.
>>Leia também Santa Teresa de Jesus na Vocação Shalom
Teresa é baluarte da Comunidade Católica Shalom
Já nos primeiros anos da Comunidade Católica Shalom, Santa Teresa foi apresentada como um caminho a ser seguido, sobretudo quanto à vida espiritual.
Como jovens poderiam compreender e praticar uma riqueza de mais de cinco séculos? Pura graça de Deus!
O então arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, indicou ao Moysés, no início da Comunidade, a leitura das obras de Santa Teresa como direção para vida comunitária no Shalom.
Para quem deseja começar a aprofundar a leitura das Obras de Santa Teresa, a Edições Shalom propõe o Castelo interior ou Moradas Comentado.