Formação

Não é possível ser santo descartando nossa humanidade

Neste artigo, o missionário Carmadélio Souza alerta sobre o risco da dicotomia santidade versus humanidade. Leia, na íntegra

comshalom
IMAGEM: PEXELS

Em um primeiro momento o título desse artigo causa uma certa estranheza, até porque nossa humanidade nos acompanha em tudo o que fazemos e não há como separar nossa dimensão material da dimensão espiritual

No entanto, o que queremos refletir é o erro comum que encontramos infelizmente em muitos cristãos que tem a ideia de que o chamado de Deus acontece fora de nossa humanidade e que a santidade, obra da graça em nossa vida, acontece descartando ou minimizando nossa participação no processo.

Sem dúvida, tudo é graça, mas como nos diz São Tomás de Aquino “a graça supõe a natureza”.

No seu sentido usual, a palavra natureza designa o mundo físico, mas no sentido filosófico o termo indica a essência de alguma coisa vista como princípio de ação, como princípio intrínseco de uma realidade.

São Tomás afirma nessa perspectiva que a natureza é uma capacidade passiva convidada a elevar-se ao estado sobrenatural e de que é a graça, esse dom gratuito de Deus, ajuda a natureza a agir nessa direção. É nesse sentido que entendemos a santidade como obra da graça de Deus agindo em nosso ser e que precisa, para isso, de nossa adesão e liberdade.

Não temos como negar nossa realidade humana, não somos anjos incorpóreos e, graças a Deus, apesar de nossas fraquezas e limites, nosso fim último é a felicidade eterna na presença de Deus e a contemplação da face Divina necessariamente passa pela santidade.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Heb 12,14) nos confirma o autor da carta aos Hebreus

É mais comum do que se imagina encontrar cristãos que buscam a santidade criando uma separação entre a natureza e a graça como se fossem coisas antagônicas, quando na realidade são complementares.

Esse antagonismo acaba criando problemas como a busca de uma ‘santidade angélica’, não humana, onde o fiel perde contato com a realidade onde vive (local onde a santidade é necessária como instrumento de santificação do mundo) e se desumaniza, vivendo uma vida estranha e à parte, fugindo da “contaminação do mundo” no seu sentido extremo.

Um dos locais onde essa dicotomia é mais visível é na vivência da sexualidade, onde por ignorância de nosso chamado ao amor – que passa necessariamente pela nossa sexualidade – acabamos separando aquilo que Deus uniu: nosso corpo de nossa alma na unidade do nosso SER pessoal.

Essa dicotomia atinge a todos, inclusive casados!

É nesse sentido que a Comunidade Shalom está promovendo, nesta edição da Escola de Líderes  de 2024, com foco exatamente na compreensão de nossa identidade sexual e seu significado como um local privilegiado da síntese da natureza e graça, capaz de gerar a santidade, independente nosso estado de vida. Até porque, entender a sexualidade humana fora da santidade apenas confirma o título desse pequeno artigo e confirma ainda mais a necessidade de maior entendimento a que santidade somos chamados a viver.

Serviço:

Escola de Líderes 2024

São Paulo: de 30 de maio a 02 de Junho
Inscreva-se aqui.
Siga-nos: @escolalidereshalom

Veja também 

Conheça os pregadores da Escola de Líderes Shalom em São Paulo(SP)

Por que estudar Sexualidade Humana?

Quais as características do amor conjugal?

Por Carmadélio Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.