Igreja

Entenda o que diz a Santa Sé sobre os presumidos fenômenos sobrenaturais

A Igreja Católica se posicionou a respeito de como identificar possíveis casos de fenômenos sobrenaturais. Entenda melhor com a matéria a seguir

comshalom
IMAGEM: PEXELS

Você já ouviu falar de algum lugar em que ocorrem visões de Nossa Senhora? Já recebeu alguma mensagem no celular com possíveis locuções interiores de Jesus? Já assistiu algum vídeo com orientações a partir de uma presumida mensagem ou presumido fenômeno vindo do céu? Se já respondeu que sim para uma ou algumas dessas, provavelmente sentiu a necessidade de um posicionamento seguro da Santa mãe Igreja.

Na era das “redes sociais” tais fenômenos deixam de ser locais e passam rapidamente para a mão de quem segura um dispositivo móvel. Assim, se faz necessário um novo posicionamento que nos ajude a “julgar” e ficar com o que é bom nesse novo tempo.

O Dicastério para a Doutrina da Fé exerce esse ofício em nome e com autoridade do pontífice para o bem das Igrejas e em serviço dos Sagrados pastores, com função de governo. Ele acaba de publicar, na última sexta-feira, dia 17 de maio,  as novas normas sobre presumidos fenômenos sobrenaturais que entram em vigor no dia 19 de maio, Festa de Pentecostes.

Tal posicionamento não visa inibir a dimensão sobrenatural que é viva na história da Igreja, mas promover o dom do discernimento amparando os fiéis e Bispos com um papel mais explícito do Dicastério. As normas anteriores possuíam o foco mais voltado na definição de sobrenaturalidade do fenômeno, o que poderia constranger o fiel que não é obrigado a crer nas revelações.  

Além disso, o fenômeno poderia receber um juízo definitivo que, com o tempo, não era comprovado ou seria purificado por fraquezas humanas, abusos, espírito de divisão e erros doutrinais que comprometem o fenômeno, mesmo que houvesse o caráter sobrenatural inicial ou sobreposto. Tais fatos precisam de maior clareza por parte dos nossos pastores e podem se encaixar em diversas categorias que auxiliem os fiéis, para além do categórico “é sobrenatural”.

As novas normas preveem a avaliação da ação Divina, conformidade com a fé, frutos espirituais e a advertência aos fiéis sobre os perigos potenciais. Não serão mais declarados a sobrenaturalidade do fenômeno, mas os sinais positivos e negativos que incentivem, ou não, a devoção e as peregrinações com a devida prudência.

Dessa forma, após análise do Dicastério em comunhão com a Igreja Local e suas comissões, são seis possibilidades ao final do discernimento:

1- Nihil Obstat:

Reconhecimento dos sinais do Espírito, sem a certeza da autenticidade sobrenatural.

2- Prae oculis habeatur:

Sinais positivos, mas elementos de confusão que exigem discernimento adicional.

3- Curatur:

Há elementos críticos presentes, mas também há frutos espirituais, sem incentivo ativo ao fenômeno.

4- Sub mandato:

Há desvios por uso indevido do fenômeno por terceiros, com orientação pastoral recomendada.

5- Prohibetur et obstruatur:

Há graves desvios que justificam a proibição de adesão aos fenômenos.

6- Declaratio de non supernaturalitate:

Há evidências concretas de falsificação do fenômeno, portanto não é sobrenatural.

Que grande graça de paternidade espiritual recebemos da Igreja nesse Pentecostes! Somos incentivados apermanecer na escuta do Espírito, mas aplicando o discernimento que vem Dele, para não sermos confundidos nem manipulados, crescendo na virtude da prudência e amparados por nossos pastores.

>> Acesse o documento na íntegra. 

Participe da Escola de Oração, Cura e Aconselhamento

A Comunidade Shalom lança a primeira edição da Escola de Oração, Cura e Aconselhamento que acontecerá a partir do dia 03 de junho no formato virtual e abordará temas como discernimento dos espíritos, oração por cura e libertação, dom de sabedoria, ciência no aconselhamento, dom de cura física, cura interior e cura nas gerações.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma de vídeo Shalom Play.

Serviço:

Escola de Oração, Cura e Aconselhamento

Início das aulas: 03 de junho
Inscriçõesfaça aqui
Mais informações: grupo do Whatsapp

Por Leandro Rua


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.