Formação

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós

Que nossa oração ao Sagrado Coração de Jesus seja como aquela que fez com que esta devoção se propagasse : “Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti

comshalom
IMAGEM: PEXELS

“Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (Jo 19, 33s)

O coração é um órgão vital e desempenha um papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Trata-se de uma incrível máquina que impulsiona a vida, garantindo que todos os nossos órgãos e tecidos recebam o fluxo constante de sangue necessário para funcionar corretamente.

Na Bíblia, o coração é mencionado em diversos contextos e simboliza várias coisas, tais como o centro de nossas emoções, decisões. É um símbolo poderoso que nos lembra da necessidade de buscar a transformação e a pureza espiritual. (1 Sam 16,7; Prov 3,5; Eze 36,26). É nele que acontece nossa relação com Deus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mt 22,37). Por isto Jesus, nas bem-aventuranças, afirma: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5,8).

Ora, na união hipostática a Santa Doutrina e também as Sagradas Escrituras afirmam que Jesus Cristo tem em si a natureza Divina e humana, sendo plenamente Deus e homem ao mesmo tempo. Desta forma, ao nos aproximarmos de Jesus, estamos diante de um homem-Deus, com coração humano e glorioso. E foi deste coração que Ele afirmou: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11,28s)

Ora, o ato salvífico de Jesus e seu convite a irmos até Ele se deu, efetivamente, no momento de sua morte, ou melhor, depois de morto. Quando já se tinham esgotados todo seu sangue e água corporal, eis que a lança o transpassou, e do seu coração jorraram sangue e água (Jo 19, 33s)

Que lança é esta? A do pecado. Aquele nos faz ferir seu Sacratíssimo Coração ao Lhe dar as costas, ou ainda, ir de encontro a ele com os mais diversos erros que o ferem. E como Ele reage? “O mistério do coração abre-se através das feridas do corpo; abre-se o grande mistério da piedade, abrem-se as entranhas de misericórdia do nosso Deus” (São Bernardo).

Por isto, o Papa Leão XIII afirmou que “a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção, que recomendamos a todos, será para todos proveitosa. No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor”.

Sigamos assim a orientação de São Pio de Petrelcina: “Que o Sagrado Coração de Jesus transforme sempre mais o teu coração até torná-lo perfeito e digno dEle”, pois se queremos estar um dia na Glória de Deus, é necessário que tenhamos o coração semelhante ao dEle. Não há outro caminho.

Finalmente, que nossa oração ao Sagrado Coração de Jesus seja como aquela que fez com que esta devoção se propagasse intensamente: “Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua Divindade e Bondade” (Santa Margarida Maria de Alacoque). Para se aproximar ainda mais desse Sagrado Coração, participe da Novena ao Sagrado Coração de Jesus no Hozana.

“Sagrado Coração de Jesus, Nós temos confiança em Vós”

Wellington de Almeida Alkmin, pelo Hozana

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.