Brasil

1ª fase do Genfest contará com trabalho voluntário em instituições filantrópicas do Pará

Conheça o trabalho de três instituições paraenses que são parceiras desta edição do festival e atuam no combate à exploração sexual, na assistência de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas e na conscientização e conservação ambiental.

comshalom
Reprodução: EcoAmazonia

O Genfest 2024 é um grande Festival Juvenil que vai acontecer pela primeira vez na América Latina, no Brasil, na cidade de Aparecida/SP, neste próximo mês de julho, e promete reunir 6.000 jovens do mundo tudo em um festival que busca promover o amor e a fraternidade universal. A realização é do Movimento dos Focolares, também conhecido como Obra de Maria, fundado por Chiara Lubich, em Trento, Itália, em 1943.

Com o tema ‘Jutos para Cuidar’, esse grande festival juvenil conta com três fases. Na primeira, os jovens inscritos vão atuar como voluntários ao lado de 36 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Brasil e da América Latina, parceiras do Genfest, de 12 a 18 de julho. A segunda e terceira fases do evento serão realizadas em Aparecida, respectivamente, de 19 a 21 e de 21 a 24 de julho. As adesões podem ser feitas por meio do site https://genfest.org/ para os jovens de 18 a 35 anos que desejam participar desta experiência. Maiores de 35 anos, podem se inscrever para atuarem como voluntários.

Apresentamos a seguir três OSC’s do Pará, parceiras do Genfest 2024. Conheça um pouco da história de cada uma e ajude a compartilhar este movimento tão importante para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Mariapolis Glória (Benevides-PA) – A instituição filantrópica tem seu trabalho voltado ao enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, buscando a garantir o princípio da proteção integral e dos seus direitos. Os jovens voluntários do Genfest poderão atuar em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, mais precisamente nas ilhas de Abaetetuba, acompanhando ações e trabalhos que a Cáritas paroquial realiza. Será uma experiência de pôr a “mão na massa”, de vivência, de imersão. Saiba mais: www.facebook.com/Benevides.Mariapolis.Gloria.

Instituto Mureru Eco Amazônia – IMEA (Santarém-PA) – O IMEA foi fundado em 2016, como uma associação civil, de caráter socioambiental, cultural, educacional e filantrópico, com objetivos voltados para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, incentivo à Educação Ambiental, a proteção de populações tradicionais e a garantia dos direitos humanos.

O IMEA atua, principalmente, na área da educomunicação, visando a formação de lideranças e o protagonismo juvenil. Além disso, a organização atua na capacitação de professores, crianças e jovens para pensar e agir de forma global e local, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da Amazônia e do planeta. Atualmente, o IMEA conta com dois projetos: Escola D’água e Território Transformador do Tapajós. Saiba mais: Instagram e Facebook @IMEAOFICIAL e www.institutomureru.org.   

Associação Beneficente Emaús (Óbidos-PA) – A Associação Beneficente Emaús, Diocese de Óbidos, atua em diversos projetos sociais de assistência às mulheres, crianças, adolescentes e jovens do meio urbano e rural, de comunidades de zona de várzea, quilombolas e indígenas, em situação de risco e vulnerabilidade social. Sua missão é promover perspectiva para o povo da Amazônia por meio da educação, resgate e conservação de sua identidade e seus movimentos culturais, contribuindo para o fortalecimento do trabalho integrado do cuidar, combatendo as vulnerabilidades e assegurando a manutenção dos direitos fundamentais.

Seus projetos visam a proteção dos direitos da criança e do adolescente, economia solidária, e fortalecimento dos povos tradicionais como quilombolas, indígenas e ribeirinhos, além da preservação do meio ambiente por meio do reflorestamento de áreas degradadas, pastorais sociais, fortalecimento de mulheres e crianças, educação e geração de renda. Saiba mais:  www.diocesedeobidos.com.brwww.facebook.com/diocesedeobidos e Instagram @diocesedeobidos.

Serviço – Adesões e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest e não têm condições financeiras, faça pix (chave genfest2024@focolares.org.br) ou depósito pelo Banco do Brasil (001), agência 3583-1, conta corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: Movimento dos Focolares Mariapolis Ginetta.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.