O último momento do “Congresso Enchei-vos” em Brasília foi a celebração festiva pela Solenidade de São Pedro e São Paulo. Por já ter compartilhado muito sobre a vida de São Paulo no dia anterior, Padre Antônio Furtado dedicou a homilia à vida de São Pedro. Ele recordou que esta data é celebrada desde os primórdios da Igreja. Padre Antônio lembrou a escolha de Pedro em ser crucificado de cabeça para baixo, pois não queria ser crucificado como seu mestre, Jesus. O sacerdote lembrou que a primeira Basílica de São Pedro foi construída durante o reinado do imperador romano Constantino no século IV. Esta basílica foi erguida no local onde, segundo a tradição, São Pedro, um dos apóstolos de Jesus e o primeiro bispo de Roma, foi enterrado.
Padre Antônio lembrou o nascimento da Igreja: “Nossa Igreja nasceu do peito aberto de Jesus, de onde João disse que saiu sangue e água”, afirmando que o fundador da Igreja Católica é o próprio Jesus Cristo. Usando a figura dos times de futebol, Padre Antônio ilustrou aos fiéis os fundamentos da Igreja: “Quem aqui é flamenguista e trocaria seu time pelo Botafogo?”, questionou ele. E usando este exemplo, tornou a perguntar: “Por que trocamos a Igreja Católica, fundada sobre a Rocha, por outras denominações?”, completou.
Segundo o Padre Antônio, cerca de 600 mil pessoas trocaram a fé católica por outras crenças. Assim, voltou a lembrar a importância dos apóstolos, Pedro e Paulo, alicerces da Igreja, e anunciadores da Palavra, pedras sobre as quais Jesus ergueu a Igreja Católica. Padre Antônio ressaltou: “Eu sou muito feliz por ser católico, pois a minha igreja foi fundada por Jesus Cristo, e confiada a Pedro, o único que discerniu, segundo o Pai, quem era Jesus”. Destacando esta função de Pedro, Padre Antônio disse: “O Papa é aquele que tem o discernimento completo acerca de Jesus”. Por isso, esta sucessão apostólica dura até hoje, sendo o Papa Francisco o seu 266º sucessor. Pedro sabia das suas mazelas, mas uma vez escolhido, para sempre escolhido.
Padre Antônio exortou também àqueles que “querem um papa que diga o que eu quero ouvir”. Lembrou que atualmente há, na internet, falsos profetas que questionam a legitimidade do Papa ou que negam a verdade de fé, que diz que o Espírito Santo elegeu o Santo Padre para a função que ocupa. Segundo ele, não é possível ser católico e não acreditar no que o Papa diz, e advertiu que é preciso sempre buscar fontes oficiais quando o assunto é o Papa Francisco, pois há muita desinformação e interpretações errôneas sobre suas falas, e lembrou que é preciso rezar pelo Papa e seus desafios, assim como fazia Santa Catarina de Sena. “Este é o dia de rezar pelo Papa. Somos chamados a ter amor pela Igreja, se não viramos protestantes dentro da Igreja! Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo”, completou.
Ainda na celebração, no momento de preces, conduzido por Gabriela Dias, foi proposto um momento de oração pela genealogia de cada um dos presentes, selando assim o encerramento do Congresso Enchei-vos em Brasília.
Óbolo de São Pedro
Padre Antônio Furtado lembrou ainda a importância de se contribuir financeiramente para as ofertas neste dia, para o “Óbolo de São Pedro”, uma coleta especial realizada em todas as igrejas católicas do mundo, cujo objetivo é arrecadar fundos para apoiar o Papa e as obras de caridade da Igreja Católica. Esta coleta ocorre tradicionalmente no domingo mais próximo do dia 29 de junho, a solenidade dos Santos Pedro e Paulo.