Shalom

Comunidade Shalom renova a oferta de vida diante do Núncio Apostólico na Diaconia Geral

Dom Giambattista Diquattro é o representante pontifício no Brasil. Neste sábado, 06, conheceu a sede do Governo Geral da Comunidade Shalom, respondeu perguntas dos missionários e escutou testemunhos de membros da Obra. Saiba mais

comshalom
Emmir Nogueira e Moysés Azevedo com Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, na Igreja do Ressuscitado.

Um clima de júbilo pairou sobre a Diaconia Geral da Comunidade Shalom na tarde deste sábado, 06 de julho, onde todas as expressões do carisma, tais como sacerdotes, celibatários pelo Reino, famílias, membros da obra Shalom e da Comunidade de Vida e Aliança, estiveram reunidas para acolher o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Confira na matéria produzida pelo @comshalom destaques da visita do representante do Papa Francisco à Diaconia Geral Shalom:

Em nome de toda a Comunidade, o fundador, Moysés Azevedo, deu as boas-vindas ao representante pontifício à sede do Governo Geral do Shalom, afirmando que estar com ele é uma oportunidade de renovar a oferta de vida. 

Mais uma vez, eu quero dizer que nos alegramos muito porque, recebendo o senhor, nós sabemos que não só recebemos o senhor, mas recebemos o nosso amado e querido Papa Francisco. E quando o senhor estiver com ele, não se esqueça de dizer que aqui, em Aquiraz, aqui em Fortaleza, aqui na Diáconia e Shalom, tem um povo que o ama muito e que está disposto a servi-lo incondicionalmente. Seja muito bem-vindo, Senhor Núncio Apostólico“, pediu Moysés a Dom Giambattista.

Veja como foi a chegada dele a Diaconia Geral:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Shalom, filhos da Igreja 

“Como um carisma nascido na Igreja, nós só entendemos que este carisma tem o seu sentido quando ele se coloca a serviço da igreja e da evangelização dos povos.”, afirmou Moysés Azevedo.

Durante a visita, Eric Buarque, missionário da Comunidade de Aliança e membro do Conselho Geral, apresentou o histórico da vocação, bem como suas expressões apostólicas e a difusão do carisma pelos 31 países, além do caminho formativo e espiritual da vocação. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

“Hoje estamos presentes em 166 Dioceses, no Brasil e em mais 31 países pelo mundo, e somos mais de 25 mil membros na Obra Shalom, que inclui os que participam semanalmente dos nossos grupos de oração e demais atividades evangelizadoras e formativas. Somos hoje 1.568 membros da Comunidade de Vida, que assumem o núcleo central da missão evangelizadora da Comunidade, investindo toda sua vida, capacidades, tempo, bens e futuro, num seguimento incondicional de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Comunidade de Aliança, somos 10.623 membros, entre aqueles que recebem o apelo a uma oferta de vida a Cristo em meio às atividades familiares e profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo o espírito próprio do Carisma Shalom”, revelou.

Ao fim da apresentação, o coral dos discípulos da Comunidade de Vida Shalom se apresentou entoando canções que expressam a identidade do carisma, como: Paz Real e Ressuscitou. 

Uma palavra à juventude Shalom

Após ser apresentado a toda a Comunidade, ele se dirigiu ao Auditório Guadalupe, onde foi recebido pelo jovens de Aquiraz e Fortaleza. Bertrand Wadi, assessor jovem da Comunidade Shalom, apresentou o trabalho realizado com os jovens, como acampamentos e congresso.

“O Projeto Juventude para Jesus tem a missão de evangelizar e formar jovens com ousadia e criatividade a luz do carisma Shalom. Evangelizar e formar as duas linhas de ação presentes no nosso coração. São as duas linhas de ação das quais fala o nosso querido Papa Francisco na Exortação Apostólica, Christus Vivit: o chamado para atrair jovens e a outra é o desenvolvimento de um percurso de maturação“, afirmou Bertrand.

Ademais, Dom Giambattista escutou o testemunho de dois jovens que tiveram sua experiência pessoal com Jesus por meio do Projeto Juventude para Jesus e hoje estão engajados em serviços querigmáticos com outros jovens. 

A fim de conhecer mais a juventude, ele se dispôs a responder a perguntas do público. Entre elas, uma jovem da obra, perguntou sobre como ser fiel a vida de oração em meio a rotina de estudos e trabalho. Por meio do exemplo do preparo de refeição, ele aconselhou:

No começo do dia, a palavra de Deus é o que oferece o sabor à nossa vida“, garantiu. “Precisamos escutar o vocabulário de Deus que é diferente do de ‘sociais media‘”, conclui o Núncio.

Para finalizar, os jovens renovaram sua oferta de vida em prol evangelização cantando para Dom Giambattista a música “Oferta“. 

>> Acesse a página especial dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus

Um presente a Dom Giambattista

Também  foi apresentado a Dom Giambattista, os trabalhos realizados pela Assistência de Promoção Humana da Comunidade Shalom, como o projeto Amigos dos Pobres, as casas de acolhimento infantil e os Espaços de Paz. 

Entre eles, o jovem do Arquipélago do Marajó, o postulante da Comunidade de Vida em Pacajus, Breno Teles, de 19 anos contou seu testemunho. Desde sua infância teve contato com o carisma Shalom no município de Chaves, tendo ainda na sua juventude sido assistido pelo Espaço de Paz. Em 2022, Breno teve a oportunidade de encontrar o Papa Francisco durante a Convenção Shalom e após essa experiência aprofundou seu discernimento vocacional e ingressou na vocação.

Também George Souza, assistido da Casa São Francisco de Fortaleza, relatou seu testemunho de resgate da dependência química por meio dos trabalhos do Shalom Amigo dos Pobres. A seguir, confira 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Na ocasião, ele recebeu ainda uma imagem de Jesus nas ruas, confeccionada pelos assistidos da Casa São Francisco. Por fim, o Núncio rezou um pai-nosso e abençoou o grupo de homens.

LEIA TAMBÉM| Santa Missa de imposição de pálio a Dom Gregório reúne Igreja de Fortaleza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.