Fazendo memória dos feitos de Deus na história da Vocação Shalom, o fundador Moysés Azevedo elencou cinco momentos especiais que marcaram a história da Comunidade. Ele ressalta que a tarefa é difícil, pois Deus realizou tantas graças ao longo de todos esses anos. Mas em meio a tudo, é possível selecionar momentos que coroam muitos outros momentos. Moysés comenta ainda que esses acontecimentos remetem a Comunidade à eternidade.
1 – Oferta de vida diante de São João Paulo II (1980)
Todos os membros da Comunidade Shalom trazem a data 9 de julho de 1980 no coração. Para Moysés, foi a partir dessa ocasião que o Carisma Shalom pode desabrochar, inaugurando dois anos depois a primeira lanchonete no mundo para evangelizar jovens.
2 – Inauguração da primeira casa (1982)
Com a presença de Dom Aloísio Lorscheider, a inauguração reuniu uma multidão de jovens. Essa experiência é um sinal da ação sobrenatural de Deus desde o início da Comunidade. O Carisma Shalom é dos jovens e para os jovens.
3 – Reconhecimento Pontifício (2007)
Em 22 de fevereiro de 2007, a Comunidade recebeu a confirmação de que a Vocação é um dom de Deus. É um dom útil para a Igreja no tempo de hoje. Foi também nessa oportunidade que a Igreja enviou a Comunidade até os confins da terra. O fundador ressalta que esse dia tem que ficar gravado no coração de todos e tem que constantemente ser renovado para que a missão do Carisma nunca seja esquecida por aqueles que a vivem.
4 – Convenção Shalom 35 anos (2017)
Em setembro de 2017 a Comunidade Shalom esteve reunida com o Papa Francisco no Vaticano. A experiência marcou a vida de toda a Comunidade. Moysés explica que o Santo Padre nesse encontro abraçou a todos que fazem parte da Comunidade no mundo inteiro.
Áudio Moysés Azevedo
5 – Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
A Igreja já faz parte da história profética da Comunidade Shalom e de cada pessoa que adere a essa obra. “Uma casa de portas abertas, para onde muitos virão e de onde muitos partirão, tendo experimentado a misericórdia de Deus capaz de transformar vidas. Esta é a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, que está sendo construída na Diaconia”, explica Moysés Azevedo.
Moysés afirma que a Igreja é a expressão do sagrado para a Comunidade, Carisma e Vocação Shalom e também que contemplar diariamente a obra é louvar constantemente os feitos da Evangelização. “É um desejo de urgência muito grande para que a Igreja esteja pronta o mais próximo possível. Para que muitos possam fazer sua própria experiência e mergulhar também através do espaço sagrado nesta comunhão com Nosso Senhor”, relata o fundador.
Inclusive, a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, está em fase de acabamento e algumas finalizações. A coleta dos 40 anos em prol da Igreja do Ressuscitado é uma maneira concreta de colaborar materialmente para a finalização deste espaço que é da Comunidade. Como diz nos Escritos “a linguagem das almas esposas é a gratidão”. Faça sua colaboração, dê este presente generoso à Comunidade Shalom, a sua doação dá continuidade a esta obra.
Convenção Shalom 40 anos (2022)
A Convenção Shalom 40 Anos, o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, destacou os principais momentos que marcaram estes dias de peregrinação a Roma. De acordo com Moysés, Deus “está inaugurando uma nova missão em nossa Comunidade”. Para ele, o discurso do Papa Francisco na audiência particular com a Comunidade é “uma bússola, um livro que dá a direção para os próximos anos”.
Esqueceram do Reconhecimento Diocesano, sem ele, sem Dom Claudio Hummes, o reconhecimento pontificio nem existiria.