Mundo

A freira evangelizou ou não?

comshalom

cristina1

Na noite de 19 de março, na edição italiana do The Voice, uma das candidatas surpreendeu o júri e o mundo. Irmã Cristina, uma freira de 25 anos, impressionou com sua ousadia ao participar do programa. A irmã cantou “No one”, de Alicia Keys.

O vídeo da apresentação tornou-se rapidamente destaque no youtube com milhões de visualizações. Católicos e não católicos do mundo inteiro foram conferir.

Nesta quarta-feira, 16 de abril, irmã Cristina subiu ao palco novamente e venceu mais uma fase do programa.

cristina1

Surge então  entre alguns católicos a pergunta: “Ela evangelizou?” Houve quem preferisse ter visto a irmã cantar algo religioso, houve ainda quem se sentiu escandalizado. A maioria, porém, apoiou em tudo a freirinha.

Não há relatos de que Jesus fosse um grande cantor, ainda que sua voz só já transmitisse autoridade. No entanto, ele chamou a atenção por conviver com pessoas e frequentar ambientes incomuns para os fiéis da época: entrou na casa de pecadores, tocou em “impuros”, conversou com samaritanos. Coisas que escandalizaram os mais tradicionalistas.

Ainda hoje, a presença de um cristão em alguns ambientes pode chocar positiva ou negativamente. Se o testemunho dessa presença melhora o ambiente e as pessoas, com certeza será positivo. É como dizia São Francisco de Assis, ao caminhar pela cidade com seus irmãos: “Evangelizar sempre e, se for necessário, use palavras”.

Com certeza, Irmã Cristina transformou o ambiente. Mais ainda, transformou pessoas do mundo inteiro que viram o vídeo e de maneira explícita alguns jurados.

Questionada por Raffaella Carrà, uma das juradas do programa, sobre o que o Vaticano diria de sua participação no The Voice, a freira respondeu sorrindo: “Olha, eu não sei, espero um telefonema do Papa Francisco, de saudação. Ele nos convida a sair, evangelizar, a dizer que Deus não nos tira nada, pelo contrário, nos dá ainda mais (citando Bento XVI, 24/04/2005). Eu estou aqui por isso”. Ou seja, ela usou palavras.

Em última análise, um consagrado a Deus evangeliza quando as pessoas olham para ele. Seu sinal de consagração, vestes, aliança já diz muito. Mais que isso, seu semblante, a maneira como se porta, tudo transparece a alegria de quem optou por Deus. Rezemos pela Irmã Cristina e por todos os consagrados que levam Deus à televisão, aos presídios, aos prostíbulos, cantando ou não!

 

 Leonardo Biondo

 Primeira apresentação, 19 de março

 

Batalha, 16 de abril


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.