Carismaticamente intitulado de Julho da Paz, o sétimo mês do ano é marcado por uma série de celebrações do aniversário de fundação da Comunidade Católica Shalom. E a festa pelos 42 anos da nossa vocação foi marcada pela primazia dos jovens, novo envio missionário, renovação da oferta de vida; além de encontros marcantes.
Vamos fazer uma retrospectiva do mês mais shalomita do ano?
Lançai as redes
“Vamos compreendendo que nossa missão chega a um momento decisivo, de dar um salto maior na nossa ação evangelizadora”, disse Moysés Azevedo.
Na abertura do mês formativo, toda a Comunidade Shalom espalhada pelo Brasil e pelo mundo esteve reunida para rezar e ouvir sobre a condução de Deus para o carisma nesses 42 anos de fundação. Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, animou os missionários a seguirem a atitude dos primeiros jovens que iniciaram uma lanchonete para evangelizar, lançando as redes para evangelizar outros que também desejassem se comprometer com a Obra.
À exemplo dos primeiros, no julho da Paz os membros do carisma tiveram como missão alcançar novos benfeitores para a Comunidade Shalom.
Continue lendo | Na abertura do Julho da Paz, Moysés Azevedo fala sobre o projeto “Lançai as redes”
Quer saber mais sobre o Projeto Lançai as Redes? Acesse doeshalom.org e confira nossas ações de evangelização.
Acamp’s dos 35 anos
E o principal alvo das ações evangelizadoras da Comunidade Shalom são os jovens. Por isso, o Julho da Paz não é o mesmo sem o Acamp’s, que neste ano teve uma edição especial pela celebração dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus.
Com uma proposta de ser “as melhoras férias da sua vida”, o Acamp’s aconteceu em quase vinte cidades atraindo jovens de várias idades e culturas para uma programação repleta de gincanas, festas temáticas, shows, apresentações, mas sobretudo para uma experiência real com o amor de Deus por meio de Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões.
O Acamp’s marca a história de amizade e reencontro com o amor de Deus na vida de muitas vocações da Igreja.
Confira um testemunho | Não há mais espaço para ansiedade e depressão depois de ter encontrado Jesus
Visita do Núncio Apostólico
Outro grande marco histórico deste julho da Paz foi a visita do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambapttista Diquatro, na sede do Governo Geral da Comunidade Shalom no dia 07 de julho.
Ele conheceu a dependências da Diaconia, falou à Comunidade Shalom reunida e respondeu a perguntas dos jovens. Na ocasião, Moysés Avezedo dirigiu-se ao representante pontifício renovando a oferta de vida de toda a Comunidade Shalom em prol da ação missionária da Igreja Católica.
>> Saiba mais detalhes da visita de Dom Giambattista Diquattro
Veja reportagem especial de Ananda Vasconcelos:
4 Expedições missionárias
A gratidão pelo carisma se manifestou em forma de oferta na evangelização a todos os povos. Em julho, por meio de quatro expedições missionárias, a Comunidade Shalom pode ser uma resposta de esperança para a humanidade que geme e sofre esperando a manifestação dos filhos de Deus (cf. Escritos).
Rio Grande do Sul (RS), Madagascar na África, Cruzeiro do Sul/CE e Chaves na Ilha do Marajó/PA foram os quatro destinos das expedições formadas por jovens, leigos consagrados, sacerdotes, profissionais liberais e famílias que dedicaram mais de dez dias de julho para se integrarem em serviços voluntários.
Confira como foram as expedições de julho:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
1ª edição da Mission Trip
Além das expedições, a Comunidade realizou a Shalom Mission Trip, uma ação do carisma em resposta às necessidades de evangelização da Igreja na Ásia.
A primeira edição da Shalom Mission Trip aconteceu em Manila, de 2 a 17 de julho de 2024, com a participação de 20 jovens de diferentes partes do mundo que vivenciaram 15 dias de espiritualidade, formação missionária e evangelização no Sudeste Asiático.
Veja como foi:
Ver essa foto no Instagram
Festival Halleluya
Também em julho deste ano, a Comunidade Shalom alcançou um grande feito ao longos dos seus 42 anos: o Festival Halleluya de Fortaleza/CE, casa mãe da Comunidade Shalom quebrou recordes de participação do público presencial, ultrapassando um milhão de pessoas ao longo dos cinco dias.
O canal do YouTube do Festival também bateu recordes, com um pico de 15.250 pessoas assistindo ao vivo no domingo. E mais 11 mil pessoas inscritas no canal durante o evento.