A região de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, tem a primeira paróquia universitária do mundo dedicada ao Beato Carlo Acutis, localizada no campus do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
A paróquia, que antes tinha como padroeiro São Francisco de Assis, foi dedicada ao jovem beato por inspiração do Arcebispo de Santo Amaro, Dom José Negri, durante a pandemia.
Após a mudança de padroeiro, a paróquia recebeu uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis. O pároco Frei Diego Santana Dias, Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, comenta: “Sim, nós temos aqui a relíquia, um pedaço do corpo do Beato Carlo Acutis, que foi oferecido pela sua mãe, que entregou, então, para o Bispo e o reitor da universidade. Foi colocado em um relicário e trouxeram para a paróquia.”
Beato Carlo Acutis
Carlo Acutis nasceu em 03 de maio de 1991, em Londres. Pouco tempo depois, sua família retornou à Itália, país de origem, e se estabeleceu em Milão. Grande devoto da Eucaristia, sua “rodovia para o céu”, fez sua primeira comunhão aos sete anos de idade, sendo tocado de forma extraordinária por Jesus.
O jovem tinha um olhar especial para os mais pobres e usava seus dons de informática para propagar a devoção Eucarística na internet. Ele faleceu aos 15 anos, em 2006, decorrente de uma leucemia, deixando um grande testemunho de vida e santidade.
Beato Carlo Acutis será canonizado em 2025, como o primeiro santo da geração da internet.
Com informações da Canção Nova
Leia também:
Heróis da Fé: Conheça Carlo Acutis, o ciberapóstolo da Eucaristia
Beato Carlo Acutis: De um jovem para os jovens