Na terça-feira, 06 de agosto, dia em que celebramos a Transfiguração do Senhor, são retirados os andaimes do ícone central da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, localizada na Diaconia Geral em Aquiraz.
O ícone, com mais de 14 metros, transmite a experiência fundamental do Carisma Shalom descrito em João 20, 19, do Cristo Ressuscitado que nos comunica a Paz.
Padre Evandro Menezes, Assessor Litúrgico Sacramental da Comunidade, conta que “o ícone, de todas as formas, seja teologicamente, seja artisticamente, é um marco na expressão da beleza do Carisma.”
Além disso, diz que, ao olhar para o ícone, poderemos contemplar a Glória de Deus que ecoa neste templo sagrado e nos envia em missão:
“O ícone vai dar às pessoas a experiência de Tomé, de tocar no lado aberto, fazer uma experiência de vida nova, de ressurreição e, sobretudo, essa experiência com a Glória de Deus que invade esse lugar, com a presença do Ressuscitado que está aqui [na Igreja] disposto a nos dar uma experiência nova e nos enviar.”
Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Shalom, esteve presente na igreja durante a retirada dos andaimes e deixou um recado especial para a Comunidade.
Veja na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Camila Bonfim, missionária da Comunidade de Vida Shalom e uma das iconógrafas responsáveis pela escrita do ícone, partilha que o mistério da Ressurreição permeia todo processo de escuta e execução da iconografia, desde o início:
“A pintura em si começou na semana da Ressurreição. Então, isso foi realmente muito significativo para nós, como esse sinal, essa experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. Esse ícone, eu acredito que é para nós a maior expressão do Carisma, diante dos nossos olhos. E completou: “Não somos nós que vamos a Ele, mas Ele que vem a nós, Ele que vem!”
Durante uma live, no perfil do comshalom, no Instagram, ela e os demais iconógrafos partilharam suas experiências com o ícone.
Acompanhe o processo de desmontagem dos andaimes:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
O Ressuscitado pelo olhar dos que o escreveram
Experiência e mistério com a iconografia da Igreja do Ressuscitado
Aproxima-se a Assembleia Geral da Comunidade Shalom; saiba como interceder