Igreja

Feira Vocacional: Uma profunda experiência com Deus e descoberta de novas vocações

Em 2023, Betania  participou da Feira Vocacional de sua diocese e lá teve uma profunda experiência e encontro com Deus, descobrindo que a melhor maneira de amar e servir a Ele, era doando -se hoje, no tempo presente o qual Ele nos insere. Conheça o seu testemunho.

comshalom

Agosto é o mês das vocações e uma excelente oportunidade para conhecer a beleza e a diversidade presente na Igreja, por meio dos festivais vocacionais que ocorrem pelo país nessa época. Muitas pessoas conhecem novas expressões, comunidades, a partir de experiências nesses eventos. Por trás de um convite genuíno de algum amigo ou grupo de oração/ jovens, a pessoa pode experimentar um encontro pessoal com Cristo e descobrir ali a forma com a qual Deus a chama para amá-Lo e servi-Lo na Igreja. 

São muitos os benefícios de participar de eventos como esse. Excelente oportunidade para fazer novas amizades, assistir shows de artistas consagrados e também ocasião de evangelização, exercício de virtudes e práticas de solidariedade e caridade. Para envolver os jovens na preparação desses eventos e contribuir para que eles assumam o protagonismo da festa, muitas dioceses organizam gincanas e ações especiais como a doação de alimentos, de sangue entre outras atividades. A experiência com o sacramento da Reconciliação e adoração ao Santíssimo Sacramento são momentos cruciais e centrais durante a festa.

Como servir a Deus na minha realidade atual?

Muitas vezes, algumas pessoas possuem dificuldades de compreender como podem amar e servir melhor a Deus dentro da realidade em que vivem, colocando certos obstáculos e imaginando que esta é uma realidade distante de si mesmos. Era assim que pensava  Betania Rosa da Anunciação, membro do grupo de oração São Filipe Neri, do Shalom Santo Amaro. 

Em 2023, Betania  participou da Feira Vocacional de sua diocese e lá teve uma profunda experiência e encontro com Deus, descobrindo que a melhor maneira de amar e servir a Ele, era doando -se hoje, no tempo presente o qual Ele nos insere. Conheça o seu testemunho:

“Me lembro como se fosse hoje da feira vocacional  que participei no ano passado. Foi lá onde eu tive uma experiência com o amor de Deus muito grande. Na Feira Vocacional,  Deus falava muito forte ao meu coração para ser Dele e buscar a Ele em primeiro lugar. Que seria só com Ele que eu iria ser feliz e me sentir verdadeiramente amada. 

Aquilo foi muito forte para mim e fiquei desestruturada. Durante a pregação da Gabriela de Sá, cantora e missionária da Comunidade Shalom, senti que Deus falou realmente comigo e rasgou o meu coração, Ele me abraçou, me amou e eu me senti muito amada.

Durante o evento divulgaram as tendas das Comunidades que estavam ali presente. Caso nós tivéssemos interesse, poderíamos visitar os espaços e conversar com os padres, além de conhecer mais sobre os Carismas e Comunidades. Embora eu tivesse o interesse em visitar essas tendas, tive medo e desisti. Mas voltei no dia seguinte”.

Foto: Arquivo pessoal – Betania e família

Uma nova oportunidade

“No domingo, durante a última pregação, foi o momento em que Deus me desestruturou. Na mesma hora o meu esposo me abraçou e me disse: ‘É isso o que vai te fazer feliz? É esse o desejo do seu coração? Não tenha medo!’. Não respondi de imediado, mas no meu coração já havia o desejo de dizer sim à Deus. Muitas vezes a gente deixa as coisas de Deus em segundo lugar, você fica buscando um trabalho, estudo e vai sempre colocando outras coisas à frente do seu relacionamento com Deus. Mas sem Deus, você não consegue nada. Você precisa de Deus para te conduzir e ser feliz. Às vezes a gente coloca na nossa mente: eu vou buscar a Deus, mas só quando eu tiver um carro, estiver com melhores condições, mas Deus nos chama hoje, agora, como estamos.

Voltei pra casa com o meu coração ardente de desejo por Deus. Antes de dormir já peguei a minha Bíblia e fiquei conversando com Deus: ‘Senhor, mas como eu posso te servir se eu tenho um filho e marido, como eu posso te servir?’. Foi então que ao abrir a bíblia o Senhor me deu uma passagem em que dizia: não tenha medo! Eu só precisava dizer sim que Ele iria cuidar de todas as coisas para mim. Deus iria cuidar de tudo para mim”.

O passo de confiança

“Comecei a fazer isso, a cada dia fui me doando. Quando saía para trabalhar, levava a Bíblia comigo e então o Senhor me deu outra passagem, novamente me pedindo para não ter medo, para me lançar. Fui embora com o coração ardente, queimando. Decidi que assim que eu saísse da estação, iria caminhar até a Igreja e se ela estivesse aberta, eu iria entrar e conversar com Deus. 

Quando cheguei na Igreja, ela estava aberta e estava tendo intercessão, participei e Deus falava comigo de que eu precisava abrir o meu coração, pois ele estava trancado. Me orientaram a retornar no dia seguinte e conversar com o padre Júlio e assim eu fiz. Quando me encontrei com o padre, ele me disse: ‘olha, eu sou Consagrado da Comunidade Shalom’. Então, ele me explicou onde era o o Centro de Evangelização da Comunidade eu não podia imaginar que estivesse tão perto de mim. Foi então que o padre Júlio me orientou a rezar com tudo aquilo que Deus estava colocando em meu coração, e eu fui pedindo a orientação Dele. Deus sempre me concedeu clareza, diante daquilo que Ele esperava de mim. 

Era muito claro: eu estava nesse mundo, mas não pertencia a ele, mas sim a Deus e Ele me desejava. E foi por meio da Feira Vocacional que eu pude entender isso e enxergar aquilo que Deus colocou dentro do meu coração. Eu sou filha Dele, sou filha amada e não precisava ter medo, apenas dar o meu SIM a Ele. Com isso, o meu anseio por conhecer as coisas de Deus, só foram crescendo em meu coração. Eu passei a conhecer melhor a Comunidade, hoje participo do grupo de oração, das missas, sirvo no ministério da lanchonete, participo dos cursos, leio os Escritos porque senti em meu coração essa sede, por conhecer mais a Palavra, conhecer mais a Deus. Tenho vontade de falar do amor Dele

Eu fui tão amada, tão aceita, diante dos meus pecados, da minha situação. Eu não tinha vontade de casar e em um dos meus momentos de oração eu perguntava: ‘Senhor, o que Tu queres de mim?’ Tinha perdido o desejo de me casar, mas pedia a Ele: ‘Se essa for a Sua vontade para a minha vida, coloque este desejo no meu coração’, e  Ele colocou. Se Deus quiser em breve, com a graça Dele nós iremos receber o sacramento do matrimônio. 

Depois de ter me aberto a Deus, durante a Feira Vocacional, foram inúmeras as graças que Ele foi concedendo em minha vida. Para mim, foi um momento único, extraordinário, de viver essa experiência com Deus, nesse encontro vocacional. Falar da feira vocacional para mim é falar de uma grande gratidão, pois foi onde eu pude experimentar o imenso amor de Deus por mim.”

Festivais Vocacionais pelo País

Se você, assim como a Betânia, sente o desejo de viver um profundo encontro com Deus e conhecer um pouco mais sobre as diversas vocações presentes na Igreja, não deixe de participar do Festival Vocacional da sua cidade. 

Para te ajudar a se organizar, o ComShalom separou dicas de algumas cidades que já confirmaram suas edições para este ano. Confira:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.