Você sabe o que significa dedicar uma igreja? A celebração de dedicação marca um momento importante na vida de uma igreja. Esse termo pode ser entendido como a consagração de um templo a Deus. Assim, a dedicação de uma igreja significa oferecê-la, de maneira especial, à Santíssima Trindade, tornando aquele espaço um local santo e sagrado.
A dedicação nos lembra que tudo em uma igreja aponta para um sentido maior, relacionado aos anseios mais profundos do coração humano. Além disso, nos recorda que nós também somos templos vivos do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Como diz São Cesário: “Cada vez que entramos na igreja, queremos encontrá-la tal como devemos dispor nossas almas”.
>> Acesse a página especial da Dedicação da Igreja do Ressuscitado
O rito de dedicação de uma igreja
Segundo Vinícius Ribeiro, Coordenador Geral da Liturgia na missão de Fortaleza, “o costume da dedicação de uma igreja remonta ao antigo testamento, quando Moisés após ter concluído a construção do tabernáculo, o ungiu e consagrou com todos os seus utensílios, bem como também o altar (Nm 7). O livro de Reis também nos relata que Salomão, que construiu o templo do Senhor, o dedicou sucessivas vezes (1Rs 8, 1-66). Celebrar essa festa para o povo da antiga aliança era festejar a presença do Deus vivo, que habitava aquela casa de oração”.
A dedicação é realizada pelo Bispo da diocese. Durante o rito, água benta é aspergida por todo o local, simbolizando sua purificação e a misericórdia de Deus. Em seguida, ocorre a deposição das relíquias no altar. Neste momento, o Bispo coloca relíquias de mártires ou de outros santos sob o altar, recordando a doação e a oferta como resposta ao amor divino.
Logo após, acontece a unção do altar e das paredes com o santo crisma. Depois, vem a incensação do altar e da igreja, na qual a fumaça que sobe aos céus simboliza nossas orações e pedidos elevados ao Pai, além de marcar que aquele lugar deve exalar o bom odor de Cristo.
Depois, ocorre a iluminação da igreja, com o acendimento dos círios, das velas e até das lâmpadas, em sinal de alegria, pois Cristo, a Luz que ilumina todo homem, resplandece naquele local.
Com essas partes concluídas, inicia-se o rito da Palavra e da Eucaristia.
> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Dedicação da primeira igreja da Comunidade Católica Shalom
Em novembro, acontecerá a dedicação da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, a primeira erguida pela Comunidade Católica Shalom. O rito está marcado para o dia 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos, e será presidido por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza/CE. Todos os membros da Obra Shalom e os fiéis da região estão convidados a participar desse momento histórico para a Comunidade.
“Esta Igreja vai mais e mais refletindo uma beleza muito maior, que é a beleza de Deus e do carisma que ele nos concedeu. E com certeza contagiará o coração de muitos.“ – Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom
Serviço
Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
Data: 1º de novembro, na Solenidade de Todos os Santos
Horário: 19h
Endereço: Diaconia Geral Shalom, CE-040, Km 16 – Lot. Novo Aquiraz, Aquiraz – CE
Leia também | Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz acontecerá em novembro