Igreja

Papa Francisco: ‘É o Espírito Santo que garante a unidade’

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa” e lembrou que a unidade é alcançada de maneira sinodal.

comshalom
FOTO: VATICAN MEDIA

O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o tema “O Espírito e a Esposa” nesta quarta-feira, 09 de outubro. Refletindo sobre a descida do Espírito Santo em Pentecostes, o Santo Padre meditou sobre o papel do Espírito Santo na universalidade e na unidade da Igreja.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

De acordo com ele, o Espírito Santo “empurra a Igreja para fora” a fim de evangelizar e acolher todos os povos. Porém, o mesmo Espírito reúne em si e consolida a unidade alcançada em meio a diversidade de culturas.

Sinodalidade

O Papa lembrou que o Concílio de Jerusalém (cf. At 15,28) foi um exemplo da unidade alcançada pelo Espírito. O Pontífice explicou ainda que a unidade promovida pelo Espírito é alcançada de maneira sinodal, através de oração, debate e discernimento conjunto. “O Espírito Santo não realiza a unidade da Igreja a partir do exterior; não nos ordena simplesmente que estejamos unidos. Ele próprio é o ‘vínculo de unidade’.”

E concluiu pedindo que todos busquem seguir o exemplo de Pentecostes. “Todos desejamos a unidade, mas ela só pode ser alcançada quando colocamos Deus no centro, e não nós mesmos. A unidade é caminhar juntos em direção a Cristo, e não esperar que os outros venham até onde estamos”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.