Shalom

Dom Gregório Paixão, OSB, convidou os jovens do Congresso de Jovens Shalom a buscar o verdadeiro tesouro

Mais de cinco mil jovens participaram da Celebração Eucarística com o arcebispo de Fortaleza.

comshalom

A Santa Missa, celebrada na manhã do terceiro e último dia do Congresso de Jovens Shalom, foi presidida por Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza. Durante a celebração, ele acolheu Dom Robert Brennan, bispo do Brooklyn, e Dom Giovane Pereira, bispo de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, que presidiram as missas de sexta e sábado, respectivamente. 

Em sua homilia, refletindo sobre o Evangelho de Lucas (Lc 10,17-24), Dom Gregório levou os jovens a meditarem sobre as verdadeiras intenções do jovem do Evangelho e sobre como devemos investir tudo para alcançarmos o verdadeiro tesouro. Ele explicou que o “jovem rico” acreditava que Jesus poderia lhe oferecer mais um tesouro, talvez intelectual, para acumular em suas riquezas, ou até lhe elogiar por sua vida correta.

Faltava verdadeiramente àquele jovem a presença de Deus, faltava-lhe o olhar misericordioso, a capacidade de enxergar aqueles ao seu redor.”

Dom Gregório alertou que o jovem estava focado apenas em si, em suas conquistas pessoais e nos bens que havia acumulado. O bispo destacou, citando o Papa Francisco, que quando nos preocupamos apenas em preservar o que acumulamos, deixamos de enxergar o próximo. Isso se agrava especialmente quando esse acúmulo se refere ao apego excessivo aos bens materiais, tornando o outro invisível à medida que se alcança um posto elevado. Mesmo conseguindo ver as verdadeiras intenções do jovem, o bispo aponta que a Palavra de Deus nos diz que Jesus o olhou com amor. Jesus amava aquele jovem que estava à sua frente. Ele via nele todas as possibilidades, assim como via em seus apóstolos e discípulos.

Leia também | Ronaldo Pereira e a santidade foram tema do Talk Show do último dia do CJS 2024

No entanto, o bispo explicou que a ânsia do jovem por títulos e riquezas o impedia de perceber que tudo o que buscava era superficial.

(O jovem) no tesouro do seu egoísmo queria apenas somar e, na cegueira de sua existência, não conseguia ver que tudo o que vivia era superficial.

Dom Gregório ensinou que Jesus queria mostrar ao jovem que ele precisava olhar para aqueles ao seu lado e entender que o mundo era muito maior do que aquilo que ele possuía.

Odiar alguém é criar um paraíso onde o outro não existe, mas o que Cristo deseja é que abramos nossos corações para bem alcançar os outros e transformar a sociedade.

O bispo enfatizou que devemos levar a obra de Deus a todos. E essa obra é alegria, amor, fraternidade e misericórdia, dons que vêm diretamente de Deus. Disse, também, que devemos olhar a todos como Ele olhou o jovem: com amor. 

Dom Gregório ainda ressaltou que, mesmo que alguém consiga acumular todos os tesouros que o mundo oferece, se não se abrir à graça de Deus e às oportunidades de fazer o bem, não chegará a lugar algum. Perder-se-á nesta vida e não herdará a vida eterna.

Por fim, ele ensinou que, hoje, o Senhor nos pede para compartilhar o tesouro de Deus e levar a todos os homens a Sua graça e misericórdia. Dessa forma, a vida de Deus transformará cada parte de nossas vidas, cessando as guerras e gerando o verdadeiro amor na vida de todos, pela força de Sua graça.

Confira a pequena parábola, inspirada em Santo Antônio, que Dom Gregório usou para exemplificar a importância de cultivar um bom tesouro:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Onde seu tesouro estiver lá estará seu coração!

No Evangelho de hoje, Jesus convida um jovem a deixar tudo o que tem e o seguir. Hoje esse jovem pode ser você. Já pensou em fazer uma experiência de sair da sua rotina e partir em missão? 

E se arde em teu peito o desejo missionário, dê um passo de coragem, acesse este formulário e saiba mais detalhes do processo de discernimento do envio missionário na Comunidade Shalom.

Leia também | Como foi escrever a biografia de Ronaldo Pereira?

O CJS continua

Chegamos ao último dia do CJS, mas você ainda pode rever as pregações, as missas, os momentos de oração e as adorações durante um mês através da plataforma de vídeo Shalom Play.

Serviço:

Congresso Internacional de Jovens Shalom
Data: 10 a 13 de outubro
Local: Centro de Formação Olímpica (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro (Castelão), Fortaleza-CE.
Inscriçõesaqui  
Mais informações: comshalom.org/cjs35anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.