Igreja

Jubileu 2025: Porta Santa em Penitenciária será aberta no dia 26 de dezembro

A Santa Sé divulgou que a Penitenciária de Rebibbia foi a escolhida. A abertura será feita pelo Papa Francisco.

comshalom
ANSA/POOL AFP/TIZIANA FABI

A Penitenciária de Rebibbia foi a escolhida para ter uma das Portas Santas do Jubileu da Esperança 2025. A abertura será feita pelo Papa Francisco no dia 26 de dezembro, dia da festa de Santo Estêvão. Esta é a 15º vez que o Pontífice visita uma penitenciária desde que assumiu a Cátedra de São Pedro.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A abertura da Porta Santa em uma penitenciária é um desejo pessoal do Papa Francisco. “Para oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade, eu mesmo desejo abrir uma Porta Santa numa prisão, para que seja para eles um símbolo que os convida a olhar o futuro com esperança e renovado compromisso de vida”, escreveu na Bula de Proclamação do Ano Santo “Spes non confundit”.

A Penitenciária e Rebibbia já foi visitada pelo Pontífice em 2015, quando celebrou o rito da Quinta-Feira Santa e lavou os pés de 12 detentos de diferentes nacionalidades. Além da Porta Santa em Rebibbia, o Jubileu contará com outras quatro Portas Santas localizadas nas basílicas papais.

Reintegração dos Prisioneiros

Como parte da atenção aos detentos, a Santa Sé assinou um acordo com o Ministério da Justiça italiano para a implantação de ações em vista da reintegração dos prisioneiros por meios de emprego e atividades sociais. As ações serão realizadas durante todo o Ano Jubilar e, segundo o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, expressam uma preocupação pessoal do Papa Francisco que pediu sinais concretos de esperança em favor dos detentos.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.