Na quarta-feira, 13 de novembro, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa”, refletindo sobre a devoção mariana. De acordo com ele, de tantos instrumentos que o Espírito Santo se utiliza para a santificação das almas, a devoção à Virgem Maria possui lugar de destaque.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Na tradição católica existe este lema, este ditado: “Ad Iesum per Mariam”, isto é, “a Jesus por meio de Maria”. Nossa Senhora mostra-nos Jesus. Ela abre-nos as portas, sempre! Nossa Senhora é a mãe que nos conduz pela mão até Jesus. Nossa Senhora nunca se indica a si mesma, Nossa Senhora indica Jesus. E esta é a piedade mariana: a Jesus pelas mãos de Nossa Senhora”, explicou.
O essencial
Ainda segundo Francisco, Maria é aquela que ensina o essencial para a nossa santificação, ou seja, dizer sim ao Senhor.
“No meio da profusão interminável de palavras ditas e escritas sobre Deus, sobre a Igreja e sobre a santidade (que pouquíssimos, ou ninguém consegue ler e compreender na íntegra), ela sugere-nos apenas duas palavras que todos, até os mais simples, podem pronunciar em qualquer ocasião: “Eis-me” e “fiat”. Maria é aquela que disse “sim” ao Senhor e, com o seu exemplo e a sua intercessão, nos impele a dizer também o nosso “sim” a Ele, todas as vezes que nos encontramos diante de uma obediência a cumprir ou uma provação a superar”.
E finalizou, aconselhando: “aprendamos com ela a ser dóceis às inspirações do Espírito, sobretudo quando Ele sugere que nos “levantemos apressadamente” para ir ajudar alguém que precisa de nós, como ela fez imediatamente depois que o anjo a deixou (cf. Lc 1, 39)”.