O Espaço de Paz São João Paulo II, da Missão Shalom em Mossoró, foi local de uma intensa experiência de amor e solidariedade em comemoração ao Dia Mundial dos Pobres no dia 20 de novembro. Missionários, voluntários e membros da Obra Shalom dedicaram a manhã a servir irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimentos gratuitos e momentos de acolhimento.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
A ação contou ainda com o apoio de 30 profissionais voluntários, incluindo psicólogos, nutricionista, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, advogados, cabeleireiras e designers de sobrancelhas. Além disso, foi montado por jovens da obra um momento fashion, para proporcionar um dia especial às crianças. A programação incluiu também distribuição de alimentos, oficinas de artesanato e atendimento de oração e aconselhamento, unindo cuidado material e espiritual.
O dia começou com uma animação e louvor, consagrando ao Senhor e pedindo que cada gesto fosse reflexo do amor de Deus. Após a animação, as atividades foram iniciadas com o café da manhã e em seguida, transformando o Centro de Evangelização, no espaço de atendimentos.
Dia Mundial dos Pobres
O Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, convida toda a Igreja a ser sinal de compaixão e esperança para os mais necessitados. Para a Comunidade Shalom, esse chamado se traduz em ações concretas.
“O Dia Mundial dos Pobres foi envolvido por um grande momento de alegria, comunhão, serviço e amor ao próximo. Jesus, Aquele que nos ama, nos dá a grande oportunidade de amá-lo, no outro. Um evento feito pelo sim feliz de voluntários, pessoas desejosas de servir, colocando seus dons a serviço. Testemunhamos uma alegria profunda em quem estava doando seus dons e em quem estava recebendo. Como ouvimos, foi um presente de natal antecipado, foi a resposta da oração de muitos, foi um dia feliz.”, destacou Mariana uma das missionárias responsável.
A estudante de psicologia, voluntária na ação, Fernanda Fiuza, compartilhou como esse gesto também a transformou.
“Há um tempo Deus já vinha tocando em meu coração e me fazendo perceber que desde do início da minha faculdade de psicologia ele havia me propiciado aprender e experimentar muitas coisas, e todos os dons e talentos que tenho foram me dados gratuitamente por Deus. Falta apenas alguns meses para enfim me tornar psicóloga e a experiência que tive nesse Dia Mundial dos Pobres como voluntária foi a de dar as primícias do meu conhecimento profissional a Deus. Com certeza fui eu quem sai enriquecida, eu pude tocar a glória de Deus ao tocar o coração dos jovens na oficina que mediei, pude ver os meus talentos e dons serem tocados por Deus e santificados, me tornando uma profissional mais humilde e sensível a dor e ao sofrimento da humanidade”, partilhou.
Confira algumas fotos do evento
Uma missão que não acaba
Para além da data, o compromisso com os pobres permanece. “Os pobres são a carne de Cristo entre nós. Quando nos aproximamos deles, nos aproximamos do próprio Deus.”
Para saber mais sobre as ações da Missão e como participar, acompanhe as redes sociais da Comunidade Shalom.