A simbologia e os segredos da Casa Battlò, em Barcelona, reestruturada totalmente pelo arquiteto Antoni Gaudì, alimentam a imaginação neste vídeo (abaixo) da produtora Nuevojos, intitulado “Love Casa Batllò”, vencedor do Grande Prêmio no festival Internacional de Filmes Turísticos de Riga.
A inspiração do genial artista – do qual é atualmente em curso o processo de beatificação -, enraizada na natureza e na alma cristã da cultura europeia, aparece refletida neste original curta-metragem.
O vídeo mostra a Casa Batlló, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, a partir da lenda de São Jorge, com princesa e dragão incluídos. O artista usou a mesma chave interpretativa incluindo o extraordinário espetáculo de luz e sons que foi projetado sobre esta casa em 2012. Na realidade, o arquiteto catalão não deixou escrito o significado que quis dar ao desenho desta casa, colocada no Paseo de Gracia de Barcelona.
Todavia, tomaram forma nela elementos recorrentes na sua arquitetura: as formas onduladas, os elementos espirais, a natureza e os motivos cristãos, como os monogramas de Jesus, Maria e José relatados na torre, coroada de uma cruz de quatro braços.
Gaudí reconstruiu a casa adquirida de Josep Battló no ano de 1903 e a converteu em um edifício dinâmico e de espetacular policromia na faxada, coroada de um original teto colorido e ondulado.
Os elementos cristãos são muito presentes nas obras de Gaudí, através dos símbolos, imagens de passagens bíblicas, cartas e palavras, e o paradigma se encontra na Basílica da Sagrada Família, definida “a Bíblia de pedra”.