Sem Categoria

Missão do Shalom no Rio comemora 18 anos

comshalom

18 anos - ShalomMissão do Shalom no Rio comemora 18 anos com celebração no próximo dia 29 de junho, a partir de 14h, na Catedral.

Conheça a missão aqui.

 

Shalom comemora 18 anos no Rio
A comunidade Católica Shalom comemora 18 anos de missão no Rio de Janeiro. Fundada há 32 anos em Fortaleza (CE), o Shalom chegou à Cidade Maravilhosa em junho de 1996 a partir de um convite de Dom Eugênio Sales para trabalhar com o Projeto Rio Criança Cidadã (PRCC). Com o passar do tempo, foram surgindo convites para formações em grupos de oração de paróquias e em comunidades. Hoje, a comunidade atua em dois centros de evangelização (Catete e Shopping Via Brasil), em uma casa de atendimento a dependentes químicos em Bangu e outra para idosos em Vigário Geral, além das ações de evangelização no Cristo Redentor, na Catedral Metropolitana, nas capelas do Américas Shopping no Recreio e de São Jorge em Santa Cruz, e em grupos de oração em empresas e condomínios residenciais.
A VOCAÇÃO
A Comunidade Católica Shalom, oriunda da Renovação Carismática, tem reconhecimento pontifício como Associação Privada Internacional de Fiéis. Serve a Igreja por meio de uma consagração de vida. Os consagrados são chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).
É uma Vocação no interior da Igreja, vivenciada de duas formas que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança. A Comunidade Católica Shalom é uma família! Celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos, todos unidos por uma consagração de vida. Os fundamentos deste carisma de Paz são a contemplação, unidade e evangelização.
HISTÓRICO
Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os mais afastados de Deus. Tudo começou após a abertura de uma lanchonete em Fortaleza, que foi transformada em um meio de atração dos jovens a Deus.
A lanchonete Shalom no Rio de Janeiro é o ponto de encontro dos jovens. Situada na rua Bento Lisboa, 112, no Catete, a programação da casa ganha força nas noites de sábado com a presença dos jovens que participam de grupos de oração e daqueles que vem conhecer o local, além dos que buscam um lanche sem ter ideia de onde estão.
A lanchonete representa a isca para evangelização de jovens, o que acontece desde 1982 quando a Obra Shalom foi fundada por Moysés Avezedo e outros jovens. Passados 32 anos, a lanchonete está presente em todas as missões do Shalom no Brasil e no mundo, sendo ainda um espaço para atrair jovens e, mas também, um local de convivência sadia, com a natural alegria da juventude.
EVANGELIZAÇÃO
No Rio de Janeiro, a lanchonete é a porta de entrada do Centro de Evangelização no Catete. O prédio mantém a lanchonete e livraria no térreo, sempre com portas abertas de segunda a sábado, de 7h às 22h. No primeiro piso, com acesso para todos, uma capela, está aberta de 15h às 22h. Lá, são celebradas missas às sextas (18h), sábado (19h) e domingo (18h). No segundo andar, as salas recebem os grupos de oração.
A evangelização no Santuário do Cristo Redentor acontece todos os fins de semana. No último domingo, a ação contou com uma ajuda, digamos, “de peso artístico”. Os cantores do flashvoice, promovido pelo Projeto Artes, subiram o Corcovado e atraíram a atenção dos turistas com a música “Sempre a se dar”, de Erlison Galvão, acompanhada de coreografia. A evangelização contou com cerca de 50 missionários, incluindo cantores, dançarinos e servos de evangelização.
Em tempos de Copa do Mundo, o número de estrangeiros que visitam o santuário tem aumentado. E o grande desafio para os missionários é ultrapassar a barreira do idioma. Para a produtora do flashvoice, Lenita Magalhães, a arte é um ótimo recurso para auxiliar a evangelização. “O flashvoice hoje, além de evangelizar por meio da abordagem de um a um, alcança também pela arte. Nós chamamos atenção com o canto e, depois disso, nós vamos até eles para falar desse amor que a música diz, que andam dizendo por ai que o amor… Que amor é esse? Então a gente começa a abordagem por ai”, disse.
A apresentação do domingo agradou os turistas. O espanhol Almicar Luiz disse que conseguiu entender um pouco a letra da canção. “Estou de acordo com o que transmite a música, mas é difícil”. E, acrescentou, “todavia, eu tenho amor a seleção espanhola”, brincando com a eliminação dos espanhóis na Copa e a canção que fala do amor que permanece ainda que nos momentos difíceis.
Ao todo foram oito apresentações, de meia em meia hora, neste domingo. A ação de evangelização terminou com a missa celebrada pelo padre Jean Fernandes, coordenador apostólico da missão do Rio de Janeiro.
“Foi a missa certa no lugar certo. Eu não sou católico, mas amo a tradição católica e gosto de ler a vida dos santos, especialmente Madre Teresa de Calcutá. Eu pego muitas direções espirituais na tradição católica”, contou o americano Willian Daves.
“Nós, enquanto ministério do Cristo Redentor, somos responsáveis por  levar as pessoas que aqui vem, os peregrinos, a essa experiência, esse encontro com Cristo que está de braços abertos, pronto a nos acolher com a sua misericórdia”, explica Anderson Theodoro, coordenador do ministério.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.