Igreja

Francisco ao clero: Somos bons operários ou nos tornamos ‘funcionários’ de Deus?

comshalom

Em encontro com os sacerdotes diocesanos, na Catedral de Cassano, neste sábado (21), o Papa Francisco foi saudado formalmente pelo bispo, Dom Nunzio Galantino, e em conversa informal com o clero, agradeceu antes de tudo pelo acolhimento e o trabalho intenso que desempenham nas paróquias da comunidade.

Francisco quis compartilhar com eles a alegria de ser padre, “uma surpresa sempre nova de ter sido chamado pelo Senhor Jesus a segui-lo, estar com Ele, ir com os outros levando Ele, sua palavra e seu perdão…”.

A respeito do ministério, o Pontífice refletiu: “Somos bons operários ou nos tornamos ‘funcionários’ de Deus? Somos canais abertos e generosos ou nos colocamos no centro de tudo?”.

O Papa também lembrou a ‘beleza da fraternidade’: “Ser padres juntos, seguindo o Senhor em nossa variedade de dons e personalidades – que enriquecem o presbitério – na diversidade de proveniências, de idades, de talentos… vivendo tudo na comunhão e na fraternidade”.

“Mas isto não è fácil”, ressalvou, “por causa da cultura do egocentrismo e do individualismo pastoral infelizmente muito comum nas dioceses hoje”. “E é por isso que se deve fazer a ‘escolha’ da fraternidade, da comunhão em Cristo no presbitério, ao redor do bispo. È preciso vivê-las concretamente, de acordo com a realidade do território, em perspectiva apostólica, com estilo missionário e simplicidade de vida”, frisou.

Além da alegria de ser padre e da beleza da fraternidade, o Papa quis encorajar também o clero ao trabalho com as famílias e para as famílias, nestes tempos tão difíceis por causa da crise. “Justamente quando o tempo é difícil, Deus nos faz sentir a sua proximidade, sua graça, a força profética de sua Palavra. E nós somos chamados a ser testemunhas, mediadores de sua proximidade às famílias”, concluiu.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.