Formação

Série Santos Juninos – São João Batista,homem enviado por Deus.

comshalom

No dia 13 de Junho celebramos Santo Antônio, e na trilogia dos Santos do período Junino, hoje iremos reportar São João, que celebramos hoje, dia 24 de Junho.

São João Batista, um dos poucos santos a quem comemoramos a data do nascimento (diga-se de passagem, somente da Virgem Maria e de Nosso Senhor Jesus Cristo é que nós celebramos a data do nascimento). Geralmente, celebramos o dia do nascimento dos santos para o céu, isto é, o dia da morte destes. No entanto, nós celebramos o nascimento da Virgem Maria e de São João Batista e, depois, claro, também, o dia de sua entrada nos céus.

Por que nós celebramos o nascimento de São João Batista? Primeiro, porque foi ele escolhido por Deus, como diz o profeta Isaías, já no ventre de sua mãe. Ele foi chamado pelo nome para ser realmente profeta do Deus Altíssimo. Mais outra coisa: João Batista foi santificado ainda no ventre de sua mãe, isso significa que entre nós ele nasceu sem pecado. A Virgem Maria foi concebida sem pecado; e São João Batista foi santificado no ventre de sua mãe e veio para ser, no meio de nós, a voz que prepara os caminhos para a vinda do Senhor.

O precursor de Jesus foi preparado no coração de Deus; ele vive uma vida eremítica, recolhida, para ser realmente aquele que abre os caminhos para que Jesus possa passar.

3 Santos Juninos - Cards 2014Sua História

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

5867800299_33571f1659_zA Tradição

A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus.  Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.

Mas porque Fogueira de São João? Conta os mais antigos que Isabel estava grávida de São João Batista e combinou com Maria, sua prima, que, ao ocorrer o parto, acenderia uma fogueira sobre um monte para comunicar a boa nova e receber a ajuda da amiga no pós-parto.

A jovem Jeane Gally, costuma reunir a família em torno da fogueira no dia de São João.

“Para nós cristãos e nordestinos, que temos forte essa tradição, não é somente uma festa onde comemos e nos alegramos, mas um tempo em que ‘queimamos a Fogueira de São João’ como sinal de Boa Nova! De um tempo novo que nasce para nós”, disse Jeane.

E você não pode perder o último Santo da Série Junina, São Pedro – O apóstolo de Cristo que se tornou líder e primeiro papa da Igreja Católica, dia 20 de Junho!

São João Batista, rogai por nós!

Secretaria de Unidade com Informações do Portal CN
Layla Kamila

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.