Mundo

México: a ação da Igreja na campanha de desarmamento

comshalom

304b1c873a_mediaA Igreja no México cumpre o seu papel na intenção de auxiliar no desarmamento da população. Ao dar início no átrio da Basílica da Guadalupe à terceira etapa do programa “Por tu Familia, desarme voluntario” (“pela tua família, desarmamento voluntário”), a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Rosa ice Rodríguez, agradeceu à Arquidiocese do México pelo apoio à iniciativa que busca diminuir os acidentes doméstico provocados por armas de fogo.

Nesta terceira etapa do programa – a ser desenvolvida até 25 de julho no átrio da Basílica de Guadalupe – a população é convidada para trocar armas de fogo por dinheiro, ranchos, laptops e eletrodomésticos.Também as crianças podem levar seus jogos bélicos e trocá-los por outros mais novos e didáticos.

“Estamos muito contentes porque a sociedade deu uma resposta positiva a esta convocação”, afirmou Rosa, observando que isto não seria possível sem a participação de diferentes entidades do governo local, da Secretaria de Defesa e da Igreja, “quem em todos os momentos nos apoiou para instalar os módulos”.

Na implantação da terceira etapa do programa, a Secretária de Desenvolvimento Social agradeceu ao Reitor e Vice-Reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Enrique GkennieGraue e Padre Pedro Tapia Rosete, respectivamente.

Desde que o programa foi implantado em dezembro de 2012, até 11 de julho de 2014, foram recolhidas mais de 12.623 armas, uma cifra representa 232% superior à campanha desenvolvida anteriormente, quando não era utilizadas as instalações da Igreja.

O objetivo deste programa é o desarmamento voluntário da população civil, incentivo para não aquisição de armas como instrumentos de proteção, promover uma cultura de paz e segurança pública e promover a “denúncia” ao invés da “justiça pelas próprias mãos”.
No mundo existem mais de 875 milhões de armas de pequeno porte. 75% delas estão nas mãos de civis, o que representa riscos de acidentes, especialmente para as crianças.

 

Fonte: news.va


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.