Formação

Desejo de Deus

Ainda existe esse desejo no homem moderno secularizado?

comshalom

Além da adoração, existe outro meio que nos permite pôr-nos em relação com o Deus vivo: é o desejo. Bem sei que a fé, a esperança e a caridade são as três maneiras essenciais de nos relacionarmos com Deus e estabelecer com ele uma espécie de “ contato espiritual”. Mas a importância e beleza do desejo consistem propriamente em ser o resultado e a síntese desses três elementos: fé, esperança e caridade. É como uma chama única que arde sobre um trípode. É o apanhado existencial das três virtudes teologais, como um revelador de sua presença e atuação.

Para saber o que é o desejo de Deus, cumpre antes saber o que é o desejo. Dois são os componentes distintos do desejo: um negativo e outro positivo. A palavra latina de onde provem o termo português faz ressaltar mais o componente negativo; a grega, usada no Novo Testamento, o positivo. Na linguagem da arte divinatória dos latinos , desiderare significava notar a ausência de estrelas (sidera) necessárias para perfazer um augúrio. Daí, na linguagem ordinária, o termo passou a significar “ sentir falta de alguma coisa” .

O termo grego correspondente, potheo , indica em sua origem o esforço de esticar-se, protender-se em direção de alguma coisa, suspirar, cobiçar. Acentua mais o aspecto positivo e dinâmico do desejo. Para os estóicos, o desejo é uma aspiração espiritual baseada numa decisão consciente da vontade guiada pela razão. Mediante o desejo, a alma por assim dizer se alonga, estira-se no tempo, impaciente por atingir o que cobiça. Tal é o sentido do termo na passagem bíblica em que se diz que, nesta vida, somos exilados que “anelam” (epipotheo) pela morada eterna A distinção entre os dois sentidos negativo e positivo, de desejar corresponder, como se vê, mais ou menos à que existe hoje, em inglês, entre os verbos to miss e to long for.

Ambos esses significativos estão presentes na Bíblia por vezes em seguida um do outro, quando se fala do desejo de Deus.

“Anseio a corça por água viva,
assim minha alma por ti, meu Deus” (Sl 41,2)

Aqui o desejo é expresso positivamente, com a imagem da corça que, ouvindo o rumor de uma nascente, lança-se arrebatada pelas escarpas abaixo,para descobrirá. ( Quem seguiu o curso do Wailt Jelt que atravessa o deserto de Judá , de Jerusalém para Jericó,presencia a alusão do salmista.) Mas esse versículo é logo seguido por estas palavras: A minha alma tem sede de ti, Deus vivo, que exprimem o mesmo desejo negativamente,como ter sede,ou seja falta de Deus.

Com essas breves noções sobre o desejo em geral,elevemo-nos agora à consideração específica do desejo de Deus,que é o mais profundo desejo do coração humano,muito embora tantas vezes ignorado. Como a noite-diz uma linda poesia de Tagore-esconde em sua escuridão o desejo que tem da luz,e como a tempestade aspira secretamente pela calma que sucederá à sua fúria,assim nas profundidades inconscientes do coração humano ressoa o grito: Eu desejo a ti,somente a ti .

Do desejo de Deus fala-se em dois âmbitos e de dois modos diferentes. Antes de tudo,há o “desejo natural de Deus”, como conceito filosófico e teológico ( que serve de ponto de partida a santo Agostinho e santo Tomás para uma de suas famosas provas da existência de Deus), e há o desejo de Deus conhecido pelas almas apaixonadas,cujo objetivo não é a demonstração de Deus,mas sua conquista,e não um conceito,mas um sentimento.Entre os dois há a mesma diferença que entre uma descrição física do fenômeno da sede e a sede real de um peregrino que caminhou horas sob do deserto. Quem trata do deserto natural de Deus pode perfeitamente nunca Ter sentido pessoalmente tal desejo em sua alma,como, vice-versa,quem sentiu ao vivo tal desejo pode perfeitamente nunca Ter refletido nele para deduzir que deus existe. E, todavia,entre os dois desejos de Deus- o natural e o sobrenatural- não há oposição,ou melhoro segundo supõe o primeiro e nele se baseia,como a graça supõe precisamente a natureza.

Muito teríamos a dizer sobre o desejo natural de Deus. Ele,foi dito,é “o que há de mais profundo,mais essencial e mais elevado no ser humano”; é “o próprio fundamento da antropologia cristà’,segundo de Lubac. Ocorre perguntar-se ; ainda existe esse desejo no homem moderno secularizado? Ainda tem valor o argumento de santo Agostinho do “coração inquieto”? A mim parece que,num certo setor da cultura,sumiu o elemento positivo do desejo,mas conservou-se o negativo. Desaparecido, com a fé e a oração, o anelo,a proteção para Deus,só ficou o vazio deixado por seu desaparecimento. Ficou o sentimento de sua ausência,ou seja,a nostalgia de Deue,à qual houve quem chamasse de “nostalgia do totalmente outro”.

A nós porém, interessa sobretudo o outro tipo de desejo de Deus, o sobrenatural,manifestação conjunta de fé,esperança e caridade. Esse é o motor,ou elemento propulsor da vida espiritual. O que dá o necessário impulso para superar as dificuldades. Nada de grande se faz sem desejo. Ninguém se faz santo sem um forte desejo de consegui-lo.Não há como aproximar-se de Deus com os passos dos próprios pés, mas com os desejos da alma.

Santo Agostinho tem sido às vezes definido como doutor do desejo de Deus, devido à importância que atribuiu a esse tema e pelos acentos com que fala dele. “O desejo -diz ele- é o recesso mais íntimo do coração. Quanto mais o desejo nos dilata o coração, tanto mais capazes nos tornamos de acolher Deus”. “Toda a vida de um bom cristão cifra-se num santo desejo… Por meio do desejo, dilatas de tal modo que poderás ser enchido quando chegares à visão… Deus,com a expectativa,amplia o nosso desejo, com o desejo amplia o ânimo, e, dilatando-o, aumenta-lhe a capacidade. Vivamos pois,irmãos, de desejo,já que devemos ser plenificados”. A própria oração é viva na medida em que for vivo o desejo que dentro dela escorre: “o teu desejo é a tua oração; se o desejo for contínuo, contínua será a oração. Se não queres interromper a oração , não cesses nunca de desejar”. “Orar detidamente consiste em suscitar um contínuo e devoto impulso do coração para aquele que invocamos”. Diz uma prece da liturgia. “Nós brilhamos aos olhos de Deus pelo desejo que temos dele”.

Como se Deus debruçasse do céu e procurasse sobre a terra pontos mais ou menos luminosos conforme a intensidade do desejo que cada um deles tem .
A literatura mística está cheia desse tema do desejo de Deus muitas vezes ligado à frase do Cântico: “À sombra daquele que desejava, assento-me, e doce é o seu fruto ao meu paladar”(Ct 2,3). Desejo de amor, chama-o o autor medieval anônimo que já conhecemos: “Presta pois atenção-diz ele-a esse maravilhoso trabalho da graça em tua alma. Outra coisa não é senão o impulso imprevisto que surge sem prévio aviso e aponta diretamente para Deus com uma fagulha que se destaca do fogo. Golpeia essa espessa nuvem do não conhecimento com a flecha pontiaguda do desejo de amor e não te movas daí, aconteça o que acontecer”.

Assim, pois, como o mar não se cansa de arremessar suas ondas, ora violentas, ora calmas, em direção da praia, assim nós nunca deveremos cansar-nos de impelir para Deus esses impulsos silenciosos do coração. E se, durante essa ocupação, tua mente petulante tenta intrometer-se com perguntas como: “Mas o que é Deus, e como faço para pensar nele?”, responde: “Não sei nada disso e, neste momento, não quero saber de nada a tal respeito. Deus deve ser muito mais do que penso”.

Ademais, o desejo de Deus não é um fator de monta só para a vida ascética e espiritual, mas também para o anúncio. Devo confessar que, às vezes, queixei-me um pouco com Deus, dizendo-lhe: “Senhor, se queres que em minha pregação eu fale tantas vezes aos outros de humildade, caridade, oração, porque não me concedes um pouco dessas coisas, das quais sou tão desprovido?” E a resposta que interiormente senti foi: “Mas quais são as coisas de que se fala com maior ardor: as que já se possuem ou as que se desejam?” As que se desejam, naturalmente!, apressei-me em responder, e logo compreendi que terei de continuar pela vida afora a falar de coisas que não possuo, mas desejo.

Procuro ao menos assimilar o conselho que um Padre antigo dava a quem é forçado a falar e escrever coisas espirituais que ainda  não conseguiu com a vida: “Fale delas como alguém que pertence à classe dos discípulos e não com autoridade, depois deter humilhado sua alma e depois de se tornado menor que seu ouvinte

Rezemos, entoando também nós o “lamento de Adão expulso do paraíso”, tão prezado por tantos ascetas ortodoxos:

“A minha alma tem saudade de ti, Senhor, e com lágrimas te procuro. Vê a minha aflição e ilumina as minhas trevas,a fim de que a minha alma se regozije. Como poderei esquecer-me de ti? O teu olhar sereno e suave cativou-me a alma, e o meu espírito se regozijava no paraíso onde eu via o teu rosto”.

Raniero Catalamessa

Livro Subindo ao Monte Tabor


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.