Mundo

Iraque: Patriarcado Caldeu pede ajuda urgente

comshalom

patriarcaOs militantes do EIL (ISIS em inglês) atacaram com morteiros a maioria das aldeias no vale de Nínive, na noite do dia 6 para o dia 7 de agosto; agora eles controlam a região. Os cristãos, cerca de 100 mil, aterrorizados e em pânico fugiram de suas casas e aldeias sem nada, a não ser com a roupa do corpo. Um êxodo, um verdadeiro calvário, os cristãos estão a pé sob o sol do verão escaldante do Iraque em direção as cidades curdas de Erbil, Duhok e Sulaimaniyah; entre eles estão doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas. Eles enfrentam uma catástrofe humana que corre o risco de se tornar um verdadeiro genocídio. Eles precisam de água, comida, abrigo…

As Igrejas e suas propriedades nas aldeias foram ocupadas por militantes do EIL; Recebemos relatos de destruição e profanação. Documentos e manuscritos antigos (1500) foram queimados.

Como é óbvio para todos, o governo central não é capaz de restaurar a lei ea ordem nesta parte do país. Não dúvidas que a região do Curdistão sozinhoseria capaz de se defender contra o avanço feroz do jihadistas. Claramente há uma falta de cooperação entre o governo central e do governo autônomo da região eo EIL tem usado esse “vácuo” para impor as suas leis e terror. É necessária ajuda internacional e um exército profissional e bem equipado. A situação vai de mal a pior.

Com dor e tristeza, apelamos à consciência de todos os homens de boa vontade, para as Nações Unidas e da União Europeia para salvarem essas pessoas inocentes da morte. Esperamos que não seja tarde demais!

 

+ Louis Raphael Sako

Patriarca Caldeu da Babilônia

Presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Iraque

Bagdá (Iraque)

 

(Fonte: www.ais.org.br))


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.