Formação

Acolher Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem: Bento XVI, na

comshalom

“É à luz do Natal que se manifesta a cada um de nós a infinita bondade de Deus, Em Jesus, o Pai celeste… tornou-nos filhos, no seu próprio Filho”.- recordou o Papa. Em todo o caso, a alegria do Natal não nos faz esquecer… o poder das trevas… o drama da rejeição de Cristo, que também hoje em dia se manifesta de tantas diversas maneiras”.

“Vindo ao mundo, Jesus derramou com abundância entre os homens dons de bondade, misericórdia e amor. Como que interpretando os sentimentos dos homens de todos os tempos, o apóstolo João observa: “Que grande amor nos deu o Pai para sermos chamados filhos de Deus… E somo-lo realmente!”

“Pertencemos verdadeiramente à família que tem Deus como Pai, porque Jesus, o Filho Unigênito, veio colocar a sua tenda no meio de nós, para congregar todas as gentes numa única família, num só povo. Veio para nos revelar o autêntico rosto do Pai e para tornar mais próximas a nós e à terra as realidades celestes”

“No Natal ressoa no mundo inteiro a anúncio simples e deslumbrante: “Deus ama-nos”. “Nós amamos – diz S. João – porque Ele nos amou primeiro”… O clima espiritual do tempo natalício ajuda-nos a crescer nesta consciência.”

“A alegria do Natal não nos faz, contudo, esquecer o mistério do mal (mysterium iniquitatis), o poder das trevas que tenta obscurecer o esplendor da luz divina. No prólogo do seu Evangelho… escreve o apóstolo João: “A luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a acolheram. É o drama da rejeição de Cristo que, como no passado, se manifesta e se exprime também hoje em tantas diferentes maneiras. Porventura ainda mais sutis e perigosas são as formas da recusa de Deus na época contemporânea: desde a nítida rejeição à indiferença, do ateísmo cientista à apresentação de um Jesus modernizado, ou melhor – pós-modernizado. Um Jesus homem, reduzido a simples ‘mestre de sabedoria’ e privado da sua divindade; ou então um Jesus tão idealizado que parece por vezes um personagem de uma fábula”

“Mas Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, não se cansa de propor o seu Evangelho todos, sabendo que Ele é ‘sinal de contradição, para que se revelem os pensamentos de um grande número’. Também nós, irmãos e irmãos , devemos tomar posição: Qual será a nossa resposta? Como é que O vamos acolher?… Que Maria nos ajude a acolher o Emanuel para que sejamos colaboradores do seu projeto de salvação e testemunhas da alegria que Ele nos dá”.

Fonte: ACI Digital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.