Formação

Bento XVI: Amar e desejar a vida

comshalom

Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu neste domingo, ao rezar a oração mariana do Ângelus junto a milhares de peregrinos congregados na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Queridos irmãos e irmãs:

Hoje se celebra na Itália a Jornada pela Vida, promovida pela Conferência Episcopal, sobre o tema «Amar e desejar a vida». Saúdo cordialmente todos aqueles que se congregaram na Praça de São Pedro para testemunhar o seu compromisso a favor da vida, desde a concepção até seu ocaso natural. Uno-me aos bispos italianos para renovar o chamado lançado várias vezes, também pelos meus venerados predecessores, a todos os homens e mulheres de boa vontade, para que acolham o grande e misterioso dom da vida. A vida, que é obra de Deus, não deve ser negada a ninguém, nem sequer ao menor e mais indefeso nascituro, e muito menos quando apresenta graves deficiências. Ao mesmo tempo, renovando o ensinamento dos pastores da Igreja na Itália, convido-vos a não cair no engano de pensar que se pode dispor da vida até «legitimar sua interrupção com a eutanásia, mascarando-a talvez com um véu de piedade humana».

Na diocese de Roma, começa hoje a «Semana da vida e da família», ocasião importante para rezar e refletir sobre a família, que é «berço» da vida e de toda vocação. Sabemos que a família, fundada no matrimônio, constitui o ambiente natural para o nascimento e para a educação dos filhos e, portanto, garante o porvir de toda a humanidade. No entanto, sabemos também que ela atravessa uma profunda crise e que deve enfrentar numerosos desafios.

Sendo assim, é necessário defendê-la, tutelá-la e valorizá-la em seu caráter único e exclusivo. Se este compromisso corresponde em primeiro lugar aos esposos, também é um dever prioritário da Igreja e de toda instituição pública apoiar a família através de iniciativas pastorais e políticas que levem em consideração as necessidades reais dos cônjuges, dos idosos e das novas gerações.

Um clima familiar sereno, iluminado pela fé e pelo santo temor de Deus, favorece, além disso, o surgimento e o florescimento de vocações ao serviço do Evangelho. Refiro-me, em particular, não somente àqueles que estão chamados a seguir Cristo no caminho do sacerdócio, mas também aos religiosos, às religiosas, às pessoas consagradas, a quem recordamos na sexta-feira passada na Jornada Mundial da Vida Consagrada.

Queridos irmãos e irmãs, rezemos para que, com um esforço constante a favor da vida e da família, nossas comunidades se convertam em lugares de comunhão e de esperança, nas quais se renova, apesar das muitas dificuldades, o grande «sim» do amor autêntico à realidade do ser humano e da família, segundo o projeto originário de Deus.

Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria Santíssima, que cresça o respeito pelo caráter sagrado da vida, para que haja cada vez uma maior consciência das autênticas exigências familiares, e para que aumente o número daqueles que contribuem para a realização da civilização do amor no mundo.

Fonte:Zenit


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.