Formação

Os verbos que revolucionaram a humanidade

comshalom

Ninguém contrariou mais o seu tempo e a sabedoria humana que Jesus Cristo.
Ninguém revolucionou mais a humanidade e a história, a ponto de dividí-la em antes e depois dele, que Jesus Cristo. Mas o que fez de Jesus a figura mais relevante dentre os que pisaram este, ao ponto de seu nascimento ser celebrado em todo o planeta? O que trouxe o homem de Nazaré de tão importante que justifique tamanha homenagem, mesmo depois de mais de 2000 anos? Buda, Gandhi e Churchill foram grandes líderes. Mas por que seus aniversários de nascimento não são comemorações mundiais?

Cristo veio com um propósito: cumprir o plano de Deus para a salvação daqueles que crêem. Mas veio também para deixar um modelo de vida à humanidade, de tal forma que os que o imitassem alcançassem a excelência da natureza humana. E não são necessários mais que dois verbos para sintetizar a mensagem poderosa e revolucionária de Jesus Cristo: amar e servir. Quando todo o povo de Israel esperava um salvador que viesse para libertá-los do julgo da dominação romana, Jesus contrariou suas expectativas e desembainhou a espada do amor, mostrando que jamais na face da Terra foi dada uma arma mais poderosa para a libertação do coração do ser humano da escravidão do pecado e dos sentimentos menos nobres do que a arma do amor. E a sublimidade do amor de Jesus está no fato de que Ele não amou só quem lhe amava, mas até quem lhe perseguia: recolocou no soldado que viera lhe prender a orelha decepada por Pedro; beijou a face de Judas, que viera lhe trair; pediu que o Pai perdoasse aqueles que foram lhe crucificar, porque não entendiam o que faziam; e, ainda, na maior atitude de amor que alguém pôde demonstrar, deu sua própria vida por aqueles que o amaram e também por aqueles que só viriam a lhe entender após seu sacrifício. Jesus amou!

Quando todo o povo de Israel clamava por um rei, a quem pudessem lhe servir e adorar com pompa e orgulho, Jesus contraria mais uma vez suas expectativas e, usando da humildade inerente a quem ama, mostra que para ser grande entre muitos basta servir, apesar de Ele mesmo ser Deus com poder para acalmar ventos e mares. E a excepcionalidade do servir de Jesus está no fato de que Ele não serviu a reis e autoridades somente, mas principalmente a quem mais precisava: serviu aos famintos de corpo e de alma dando-lhes pão espiritual e material; serviu aos seus próprios seguidores, lavando-lhes os pés, num gesto sublime de humildade; ao invés de esperar ser servido de pão e de vinho em sua última ceia, tomou a iniciativa e os repartiu entre os seus discípulos; e, ainda, serviu aos que o buscavam em prantos e em miséria, curando-lhes das enfermidades, e restaurando-lhes a alegria da vida. Jesus serviu!

E você, por que comemora o Natal? Que presentes você traz para esta festa? Saiba que o maior presente que você pode dar ao Homenageado é seguir os passos que Ele pisou, fazendo de sua vida um exemplo vivo de sua mensagem.
Nada pode ser mais poderoso neste Mundo que a prática destes dois verbos ensinados por Jesus. Que neste Natal, em 2003, e por toda a sua existência, suas pegadas se confundam com as pegadas do Mestre, e que você seja eternamente lembrado como alguém que AMA e que SERVE incondicionalmente!

Que o Senhor te abençoe nesta missão!

Paulo Angelim


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Vale salientar que a palavra RESSALTAR é um verbo intransitivo: Dar saltos de maneira contínua e constante: O salto é uma das modalidades do atletismo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. No Brasil o atleta que muito se destacou nessa modalidade foi João do Pulo.