Formação

O Poder da Palavra

comshalom

José Ricardo F. Bezerra.
Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

Oremos pedindo ao Espírito Santo, “aquele que falou pelos profetas”, que nos ajude a entender esta mesma Palavra e a pô-la em prática: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.
O método da Lectio Divina, como muitos já sabem, consiste em quatro passos bem simples: leitura, meditação, oração e contemplação. Se não lemos o texto bem, como iremos meditá-lo bem? Se meditarmos apressadamente, então nossa oração tenderá a ser superficial assim como a contemplação.
Tomemos neste mês o seguinte trecho: Mt 12,33-37. Leia-o com atenção, à meia voz, pelo menos três vezes. Agora leia novamente, em silêncio, meditando com os mesmos versículos. Procure confrontar sua vida com a Palavra anunciada.
Como são suas palavras? O que você mais fala durante o dia? Quais os frutos de suas palavras na sua vida e na das pessoas com quem você se relaciona?
Na Carta aos Hebreus lemos que a “Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes: penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e intenções do coração” (Hb 4,12).
Já o profeta Isaías dizia: “Seca-se erva, murcha a flor, mas a Palavra de Deus subsiste para sempre” (Is 40,7).
O próprio Jesus disse: “Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão” (Mt 24,35).
Você já pensou se Jesus nada tivesse falado? Conhecemos o ditado que diz que um gesto vale mais que mil palavras, e os gestos de Jesus “falam” por si mesmos como, por exemplo, a Eucaristia e o lava-pés. Porém, o Mestre gostava de ensinar e explicar o que fazia principalmente aos seus discípulos. São João escreve, por fim, que Jesus é a própria Palavra, o Verbo de Deus, que habitou entre nós (cf. Jo 1,1ss).
Além de anunciar o Reino, Jesus envia seus discípulos para pregar o Evangelho, a Boa Nova da salvação. Quem acreditasse no testemunho, na palavra deles, seria salvo. Na oração sacerdotal Jesus reza não só pelos seus discípulos, mas pelos que por meio deles creriam nele, Jesus (cf. Jo 17,20).
Deu para perceber a importância que Jesus dá às palavras? E como gastamos tempo com coisas inúteis e palavras que não edificam!
É bom esclarecer que no versículo de Mt 12,36, Jesus recrimina as calúnias, os falsos testemunhos, as palavras que destroem a vida dos outros. Mas no versículo seguinte, o Senhor nos questiona acerca da nossa linguagem. Em outra parte ele nos diz: “Quem se declarar por mim diante dos homens também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus” (Mt 10,32).
Diante de tudo que esta Lectio nos levou a meditar, vamos orar. Clamemos ao Espírito Santo seus dons para ouvir, entender, praticar e proclamar com ousadia a Palavra de Deus. Peçamos um novo ardor dos que “não podem deixar de falar das coisas que viram e ouviram” (cf At 4,20). Vem Espírito Santo, dá-nos um novo Pentecostes, nova explosão evangelizadora, novas testemunhas, novos apóstolos, novo céu e nova terra. Dá-nos, hoje, os sinais que acompanham o anúncio do Reino. Dá-nos curas e milagres, expulsões de demônios, conversões de corações! Ó fogo abrasador aquece o que está frio! Ó luz dos corações vem iluminar as trevas da ignorância acerca do Cristo! Ó Consolador boníssimo, dá-nos as palavras certas, na hora certa para o bem dos teus filhos necessitados…
E você pode continuar orando conforme o Espírito o mover… Deixe que o mesmo Espírito aja em sua alma conduzindo-o à contemplação dos mistérios de Deus. Abra-se à Encarnação do Verbo e à necessidade da pregação para a salvação do mundo. Você, que recebeu a Palavra, que é o próprio Jesus, também é enviado para anunciá-lo…
Não se esqueça de anotar os “rhemas” e partilhá-los com os irmãos no seu grupo ou na sua Comunidade. Se esta seção tem lhe ajudado ou se você tem alguma dúvida sobre a Palavra de Deus, escreva para nós. Os endereços que estão na contra capa da Revista.
Até o próximo mês!
Shalom!

Sugestão: colocamos ou não junto com o artigo, os versículos da Lectio deste mês, já que muitos não estão com a Bíblia próximo da Revista?

“33Ou declarais que a árvore é boa e seu fruto é bom, ou declarais que a árvore é má e o seu fruto é mau. É pelo fruto que se conhece a árvore. 34Raça de víboras, como podeis falar coisas boas se sois maus? Porque a boca fala daquilo que o coração está cheio. 35O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, mas o homem mau, do seu mau tesouro tira coisas más. 36Eu vos digo que de toda palavra inútil, que os homens disserem, darão conta no Dia do Julgamento. 37Pois por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”.(Mt 12,33-37)

Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.