Formação

Morrer e viver

comshalom

A cruz de Jesus continua sendo fascinante e misteriosa, escândalo e loucura ao mesmo tempo. Na Sexta-feira Santa, paramos todos, ou quase. É verdade que muitos se preocupam mais com o cardápio do que com a fé, mas não conseguem deixar de pensar no que aconteceu naquele dia no Calvário. O grito de Jesus antes de morrer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27,46) nunca vai parar de nos questionar sobre o que nós pensamos de Deus e da sua maneira de agir.

Nos dias de hoje, um certo raciocínio está tomando conta de muitos cristãos. Funciona mais ou menos assim. Deus ama a todos; e quem ama quer o bem do amado, quer a felicidade do amado. Ora, a felicidade que, dizem, todo mundo almeja, consiste numa vida boa, saudável, com bens suficientes para o necessário e até com sobra. Sinal concreto, inequívoco, desse amor de Deus é a nossa prosperidade. Na fala de alguns foi o próprio Deus que lhes deu esses bens, depois de pedirem com tanta insistência e confiança. Porque Ele é bom e não pode “não querer” ajudar a quem ama. Se alguém não alcança o bem estar na vida é porque não tem fé. Se tivesse mais fé, não passaria nunca fome, não sofreria nunca etc.

Isso é o que nós pensamos e pedimos a Deus muitas vezes, mas quem disse que a Ele interessa, tanto assim, os bens materiais? E também não consigo imaginar que os milhões de famintos desta sociedade consumista e excludente, sejam todos absolutamente sem fé. Pensar assim é, no mínimo, falta de respeito com quem sofre e compactua com a mentira sobre as verdadeiras causas da miséria.

Se essa lógica fosse até o fim, também nos levaria a concluir que Jesus foi o maior fracassado e iludido da história. Morreu pobre, nu, condenado. Somente a mãe, algumas mulheres destemidas e um discípulo apaixonado estavam lá, aos pés da cruz. Deus, que ele tanto chamava de pai, o abandonou também.

É por isso que a cruz nos incomoda. Ou Jesus não teve fé e o Pai não o ajudou na hora que mais precisava. Ou a vida do Filho não importava tanto a Deus Pai e resolveu abandoná-lo. Ou nós não entendemos completamente a maneira de agir de Deus e devemos reconhecer que nesse caso, e em muitos outros, Ele nos surpreende e revoluciona todas as nossas seguranças.

A única saída é reconhecer que o Pai tinha um projeto tão grande, mas tão grande, que para realizar esse plano não hesitou em oferecer o seu próprio Filho. João, o discípulo amado, que estava lá na hora da morte, fala no seu evangelho: “De fato Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Um Deus que ama tanto, a ponto de entregar o seu próprio Filho, e este vive o amor maior que é dar a vida pelos seus amigos (cfr. Jo 15,13) , nos obriga a re-avaliar os nossos critérios de bem e de mal, de bens materiais e de felicidade humana, o que quer dizer “morrer” e “viver”.

Para Jesus: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna.” (Jo 12,25)

Isso é amor, isso é felicidade. É também o escândalo e a loucura do amor de Deus. É uma vida nova, já é ressurreição.

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.