Queridos irmãos e irmãs:
Seguindo Jesus no caminho de sua Paixão, vemos não só a Paixão de Jesus, mas também vemos todos os que sofrem no mundo. E esta é a profunda intenção da oração da Via Sacra: abrir nossos corações, ajudar-nos a ver com o coração.
Os Padres da Igreja consideraram como o maior pecado do mundo pagão sua insensibilidade, sua dureza de coração, e gostavam muito da profecia do profeta Ezequiel: «tirarei de vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne» (Ezequiel 36, 26). Converter-se a Cristo, tornar-se cristão, queria dizer receber um coração de carne, um coração sensível à paixão e ao sofrimento dos outros.
Nosso Deus não é um Deus distante, intocável em sua beatitude. Nosso Deus tem um coração, e mais ainda, tem um coração de carne. Ele se fez carne precisamente para poder sofrer conosco e estar conosco em nossos sofrimentos. Ele se fez homem para dar-nos um coração de carne e despertar em nós o amor pelos que sofrem, pelos necessitados.
Rezemos nestes momentos ao Senhor por todos os que sofrem no mundo; peçamos ao Senhor que nos dê realmente um coração de carne, que nos torne mensageiros de seu amor não só com palavras, mas com toda nossa vida. Amém.