Formação

Eucaristia, mistério da fé

comshalom

Em cada celebração eucarística, o ministro ordenado que a preside anuncia: eis o mistério da fé e a assembléia confirma: anunciamos, Senhor, a vossa Morte e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

A Eucaristia brotou do coração de Cristo ao viver o drama de sua Paixão e Morte. Antecipou para os apóstolos a participação no sacrifício de sua vida e deixou para a Igreja a possibilidade de participar posteriormente no mesmo sacrifício. Ele não só realizou o sacrifício redentor, mas também nos deixou o meio de participarmos dele como se nele estivéssemos presentes.

Na Eucaristia, Cristo entregou à Igreja o sacrifício de sua vida oferecida ao Pai, chamando-a a oferecer-se a si própria a Deus com Ele. Por ter ressuscitado, Cristo dá à sua Igreja o Pão da vida e o cálice da bênção, por transformar, de forma real, o pão e o vinho em seu Corpo e em seu Sangue. É verdadeiro mistério da fé, que vai além da compreensão humana e só pode ser aceito na fé. É também mistério de luz. Nela, podemos reviver a experiência dos discípulos de Emaús: termos os olhos abertos e reconhecermos Jesus Ressuscitado (Lc 24, 31).

Sacrifício real de Cristo, a Eucaristia é também verdadeiro banquete, no qual Ele se dá em alimento, para possuirmos desde já a vida eterna.

Pelas circunstâncias dramáticas em que foi instituída e que faz reviver, não se pode celebrá-la sem ter presente o drama vivido pelos irmãos e pelas irmãs. Como ela anuncia não só a morte de Cristo mas também sua ressurreição e por isso alimenta a esperança na vida eterna, ela exige empenho total de cada participante no cumprimento de suas obrigações familiares, comunitárias e sociais, visando a justiça e a solidariedade nas relações humanas. Esta exigência se torna mais aguda no atual mundo globalizado, no qual os mais pobres pouco ou nada podem esperar. Mas é justamente nele que deve brilhar a esperança cristã.

Por anunciar a morte de Cristo até que ele venha, a Eucaristia inclui o compromisso de cada participante tornar eucarística a própria vida.

A Eucaristia constrói a Igreja

O Concílio Vaticano II acentuou que a Eucaristia é o ponto alto da vida da Igreja. A Igreja vive da Eucaristia, por ela é alimentada, por ela é iluminada. Ela manifesta e faz crescer a comunhão dos que crêem em Cristo. Nela recebemos Cristo e somos por Ele recebidos. Nela é consolidada a unidade dos que a celebram. Porque Cristo nos dá seu Corpo a comer e seu Sangue a beber, entramos em comunhão sacramental com Ele. São João Crisóstomo lembra que o pão é transformado em Corpo de Cristo e quem o recebe é transformado também no corpo de Cristo, seu corpo vivo que é a Igreja.

Neste item, o Papa aponta como iniciativa pastoral o estímulo ao culto eucarístico fora da Missa. Tal iniciativa compete acima de tudo aos pastores, inclusive com o testemunho pessoal nas exposições do Santíssimo Sacramento e também com visitas de adoração a Cristo presente nas espécies eucarísticas.

A propósito deste aspecto, na introdução, João Paulo II chama atenção de que em alguns lugares se verifica um abandono quase completo do culto de adoração eucarística.

A apostolicidade da Eucaristia e da Igreja

Numa das fórmulas do creio, dizemos que a Igreja é una, santa, católica e apostólica. Pode-se também conferir à Eucaristia estes atributos. A expressão a Igreja é apostólica, como também a Eucaristia, tem três significados: ela é constituída sobre o alicerce dos apóstolos, testemunhas escolhidas e enviadas em missão por Cristo; ela guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo, a doutrina recebida dos apóstolos; ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos, por meio dos seus sucessores, os bispos.

Observações pastorais e disciplinares do Papa a partir deste aspecto:

– Nesta sucessão apostólica se situa o ministro ordenado, indispensável e insubstituível para uma comunidade celebrar a Eucaristia.

– Cabe unicamente ao sacerdote recitar a oração eucarística.

– Deve-se dar graças a Deus pelos avanços no campo do ecumenismo. Porém, mesmo respeitando as convicções religiosas dos irmãos separados, os católicos não podem participar da comunhão nas suas celebrações, nem podem substituir a missa do domingo por celebrações ecumênicas da Palavra ou encontros de oração comum.

– “Se a Eucaristia é o centro da vida da Igreja, o é igualmente para o ministério sacerdotal. … A Eucaristia é a principal e central razão de ser do sacramento do Sacerdócio” (n° 31). Que o sacerdote viva a recomendação conciliar de celebrar diariamente a Eucaristia. Com ela, vencerá a dispersão das múltiplas tarefas pastorais, encontrará a força de realizá-las e um centro unificar de sua vida e de seu ministério.

– Da centralidade da Eucaristia na vida e ministério dos sacerdotes, deriva o empenho deles na pastoral em favor das vocações sacerdotais. É indispensável e urgente prover as comunidades da celebração eucarística, que requer a presença do sacerdote.

A Eucaristia e a comunhão eclesial

A Igreja é mistério de comunhão. É sua missão promover a comunhão com a Trindade e a comunhão dos fiéis entre si. A Eucaristia é o sacramento por excelência da comunhão. Ela celebra a comunhão e é realizada na comunhão. A Eucaristia celebra a comunhão e faz crescer nela.

Observações pastorais e disciplinares:

– Quando há quebra de comunhão, não se pode receber o sacramento da comunhão, sem antes celebrar o sacramento da reconciliação. Não pode comungar quem obstinadamente persevera em pecado grave manifesto.

– Não é possível dar a comunhão a quem não é batizado ou rejeita a verdade integral de fé sobre o mistério eucarístico.

– A comunhão da assembléia eucarística deve ser precedida da comunhão com o próprio Bispo e com o Papa e nela prolongada.

– A força da Eucaristia de promover a comunhão revela a importância da missa dominical, à qual todos são obrigados, salvo impedimento grave.

– No contexto da Eucaristia como sacramento da comunhão eclesial se insere o empenho pelo ecumenismo, no qual, a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, foram dados passos muito significativos. Mas porque a celebração da Eucaristia, expressão da unidade da Igreja, “comporta a exigência imprescindível duma completa comunhão nos laços da profissão de fé, dos sacramentos e do governo eclesiástico, não é possível concelebrar a liturgia eucarística enquanto não for restabelecida a integridade de tais laços” (n° 44 da Encíclica). Neste ponto, o Papa expressa ardente desejo de se vir a celebrar juntos a única Eucaristia do Senhor e lembra a possibilidade de pessoas de outras Igrejas ou comunidades eclesiais, em circunstâncias, receberem a comunhão eucarística em celebrações da comunidade católica.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.