Formação

Maio 2007, tempo especial de graça

comshalom

Maio de 2007, um tempo especial da graça de Deus para a Igreja no Brasil! Um mês para viver intensamente as alegrias pascais na companhia do Senhor ressuscitado, que vive na sua Igreja, e com Maria, Rainha do Céu e Mãe da Igreja.

A Páscoa é a referência máxima da nossa fé. Ela nos traz a celebração central da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que veio da parte do Pai para ser nosso irmão, Deus conosco, nosso salvador e redentor. Assim, nós continuamos a dizer como São Paulo: “Se Cristo Jesus não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé”.

O tempo litúrgico da Páscoa celebra o mistério de Cristo ressuscitado, vencedor da morte, e a sua presença viva na comunidade dos fiéis que ele mesmo vivifica e guia com a ação de seu Espírito.

Celebrar o mistério pascal e revivê-lo no batismo significa entrar espiritualmente no sepulcro que gera a fé. O batismo é o nosso renascimento, descendo às águas, imergindo-nos na morte de Cristo e pela força do Espírito Santo, renascendo na vida divina, como Cristo ressuscitou. Somos filhos de Deus.

O desígnio de amor do Pai que manifestou aos homens a sua misericórdia, fazendo-os renascer para a vida nova, mediante a ressurreição dos mortos de seu Filho Jesus Cristo, provoca nos cristãos o desejo de viver o mandamento do amor, que vindo de Deus se manifesta em nós, quando nos dispomos a amar, com a mesma intensidade, os nossos semelhantes.

A Igreja é Cristo conosco, vivente pela força de seu Espírito, continuando a sua obra de evangelização e santificação do mundo, por nosso intermédio.

Acontecerá durante o mês de maio, de 1º a 9, a 45ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil. Tal encontro foi assim programado para termos a possibilidade de encontrar o Papa Bento XVI em São Paulo.

A Assembléia Geral encerra mais um quadriênio de governo e deverá votar a direção da CNBB para o próximo período. Definiria também as novas diretrizes da Pastoral, mas achamos por bem adiar tal discussão para depois da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe. Teremos ainda outros temas, estatutários e pastorais, para tratarmos.

O Papa Bento XVI chegará ao Brasil, desembarcando em São Paulo na tarde do dia 09 de maio. Seus compromissos em São Paulo serão: encontro com a juventude no Estádio do Pacaembu e com os bispos do Brasil na Catedral Metropolitana; a celebração da Missa no campo de Marte, com a participação de imensa multidão: aí se dará a canonização do beato Frei Antônio de Santana Galvão.

Partindo para Aparecida, visitará a Fazenda da Esperança para recuperação de drogados e, na tarde do sábado 12, rezará o terço na basílica de Nossa Senhora contando especialmente com os religiosos e seminaristas.

Na manhã do domingo, o Papa concelebrará com os participantes da 5ª Conferência, na praça atrás da Basílica, para inaugurar o encontro dos bispos latino-americanos e do Caribe. À tarde do mesmo dia 13 fará o grande discurso de abertura.

Já no discurso aos participantes da reunião plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina, no Vaticano, 20.01.07, dizia o Papa: “É necessário proclamar de modo integral a Mensagem da Salvação, até que consiga impregnar as raízes da cultura e se encarne no momento histórico latino-americano atual, para responder melhor a suas necessidades e legítimas aspirações. Os homens e mulheres da América Latina têm grande sede de Deus. Quando na vida das comunidades se prova a sensação de sentir-se órfãos em relação a Deus Pai, torna-se vital a obra dos bispos, dos sacerdotes e dos outros agentes de pastoral. Para o futuro da Igreja na América Latina e no Caribe é importante que os cristãos aprofundem e assumam o estilo de vida próprio dos discípulos de Jesus: simples e alegre, com uma fé pura radicada no mais íntimo de seu coração e alimentada pela oração e pelos sacramentos”.

Podemos dizer que o pensamento do Papa é como que a base de todos os trabalhos da 5ª Conferência que terminará no dia 31.

O tema será: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nEle os povos tenham vida: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

O mês de maio é tradicionalmente dedicado à veneração de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. A piedade mariana é rica de significado para os fiéis cristãos: ela é Mãe de Deus, querida pelo próprio Deus que a preparou para ser a mãe de seu Filho. O próprio Jesus nô-la deu como Mãe adotiva e o povo fiel sempre lhe dedicou especial devoção, atento às suas palavras: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Ela mesma nos ajuda a cumprir esse preceito. Desse modo seremos discípulos fiéis e missionários do Evangelho.

Dom Geraldo M. Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.