Formação

Devoção à Maria pela Igreja

comshalom

É por causa de sua proximidade única com Jesus que nós nos lembramos dela com tanta freqüência na Igreja, em festas especiais e nas orações, nos quadros e em estátuas. Como vimos, a coisa importante sobre Maria e sobre todos os santos é que eles não são apenas figuras históricas, mas estão vivos e estão conosco hoje. Quando nos levantamos e dizemos no Credo que “acreditamos na Comunhão dos Santos”, estamos declarando que estamos unidos fraternalmente com todo o povo de Cristo, estejam eles do lado desse lado de cá do túmulo ou além dele. A razão pela qual temos tantos quadros e estátuas na Igreja é para nos ajudar a lembrar que eles estão lá, muito embora não possamos vê-los. Isto não é diferente de termos conosco fotografias de nossos amigos e queridos para nos lembrarmos deles. Os santos são nossos amigos também. Temos “amigos aqui na terra e no celeste lar”, como nos diz o hino.

Depois da oração do Pai Nosso, a mais conhecida oração da Cristandade é a Ave Maria. É composto das palavras do anjo Gabriel e de Isabel, ditas a Maria no Evangelho de Lucas, seguidas do pedido para que ela ore por nós.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, orai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte.

Maria é tida como a favorita entre os santos, pois quem pode estar mais próximo de Cristo do que aquela que Lhe deu a carne, que O carregou, O amamentou, O lavou, O alimentou, O vestiu, O ensinou e que finalmente O segurou morto em seus braços? O próprio Evangelho deixa claro que devemos honrá-la. Quando Isabel diz: “Tu é a mais bendita entre todas as mulheres. Por que me está sendo dada a honra de que venha a mim a mãe do meu Senhor?” (Lc 1:42-43). E quando Jesus na cruz entregou Maria para ser a mãe do apóstolo amado, a Igreja sempre entendeu que isso significava que Ele a estava entregando para ser a mãe de todos seus amados discípulos, mãe dos cristãos e mãe da Igreja. A Igreja é uma família, antes de tudo, e o que é uma família sem uma mãe?

Eis porque dizemos a Ave Maria e a honramos e lhe pedimos que ore por nós. Não porque seja ela algum tipo de deusa, e sim porque, ao contrário, ela foi considerada a mais humilde entre os humildes, mas que obedeceu à vontade de Deus, carregou Seu Filho neste mundo, participou de Seu sofrimento mais do que ninguém e, por isso, agora participa em Sua glória. Eis porque o anjo Gabriel previu que todas as gerações a chamariam de bem-aventurada, e assim sempre o será.

Maria, Mãe de Deus
O título “Mãe de Deus”, que é dado a Maria, pode causar alguma confusão. Só há uma forma de tornar-se membro da raça humana, que é ter nascido de mulher. Deus que nos criou queria estar bem no coração de Sua criação e desejou quis Se tornar humano também. Deus tornou-se homem na pessoa de Jesus Cristo e Maria foi Sua mãe.
Em Jesus Cristo, Deus tornou-se homem. Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente humano. Ele é o único mediador entre Deus e nós. Ele traz os céus à terra e leva os homens e mulheres até Deus. Maria, sendo a mãe humana de Jesus Cristo, pode ser chamada de “portadora de Deus”.
Durante os cinco primeiro séculos da Igreja, não havia muitas teorias sobre como Jesus Cristo era tanto Deus e homem. Alguns enfatizavam Sua divindade, outros estavam mais preocupados com Sua humanidade. Finalmente, o Concílio de Éfeso em 431 resolveu a questão declarando Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Conseqüentemente, também afirmou que Maria não só é Mãe de Cristo, mas também Mãe de Deus. Se nós dissermos que Maria não é Mãe de Deus, então Jesus Cristo não é Deus e nós não estamos salvos. O título está, na verdade, dizendo mais sobre Jesus Cristo do que sobre Maria.
Maria, portanto, é realmente a Mãe de Deus se duas condições estiverem cumpridas: ela é realmente a mãe de Jesus e Jesus é realmente Deus.

Fonte: Maria Mãe de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.