Formação

“O cristão não pode odiar sequer seus inimigos”

comshalom

Da Redação
Bento XVI lembrou as primeiras comunidades cristãs e os seus mártires para defender que a violência não tem a última palavra.

“O martírio, o sofrimento pela verdade são no final mais vitoriosos e eficientes do que a violência dos regimes totalitários”, assinalou na audiência geral, na Praça de São Pedro. A catequese de hoje foi dedicada à figura de Tertuliano, teólogo de língua latina dos séculos II-III que acabou por se afastar da ortodoxia.

O Papa observou que, desde as suas origens, a fé cristã propõe a não-violência, fato que mantém hoje em dia toda a atualidade. Citando uma afirmação de Tertuliano, segundo a qual o cristão não pode odiar sequer os seus inimigos, assinalou Bento XVI.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Falar das grandes personalidades da Igreja antiga: são mestres da fé também para nós hoje e testemunhas da perene atualidade da fé cristã.

Um africano, Tertulliano, que entre os finais do terceiro século inaugura a literatura cristã em língua latina. Com ele começa uma teologia em tal língua. A sua obra deu frutos decisivos, que têm sido imprescindíveis e muito valorizados. Sua influência se desenvolve sobre diversos planos: os da linguagem e da recuperação da cultura clássica, aqueles da individualização de uma comum “alma cristã” no mundo e da formulação de novas propostas de convivência humana. Não conhecemos com exatidão as datas de seu nascimento e de sua morte.

Sabemos, ao contrário, que a Cartagino, no final do século segundo, dos pais e dos mestres pagãos, recebeu uma sólida formação retórica, filosófica, jurídica e histórica. Converteu-se ao Cristianismo, atraído – como tal – pelo exemplo dos mártires cristãos. Iniciou a publicar seus escritos mais famosos em 197. mas uma busca demasiada individual pela verdade, junto com as intemperanças do caráter – era um homem rigoroso – o conduziram gradualmente a deixar a comunhão com a Igreja e a aderir a seita do montanismo. Todavia, a originalidade do pensamento unido à incisiva eficácia da linguagem que asseguram uma posição de destaque na literatura cristã antiga.

São famosos, sobretudo, seus escritos de caráter apologético. Estes manifestam duas intenções principais: aquela de opor-se as gravíssimas acusações que os pagãos endereçaram contra a nova religião, aquele – mais propositivo e missionário – de comunicar a mensagem do Evangelho em diálogo com a cultura do tempo.

A sua obra mais notável, o apologético, denuncia o comportamento injusto das autoridades políticas sobre a Igreja; esclarece e defende os ensinamentos e costumes dos cristãos; individualiza as diferenças entre a nova religiçao e as principais correntes filosóficas do tempo; manifesta o triunfo do Espírito, que à violência dos perseguidores, opõe o sangue, o sofrimento e a paciência dos mártires: “à medida que se aperfeiçoava – escreve o africano – de nada serve a vossa crueldade: antes, pela nossa comunidade, este é um convite.

A cada golpe de foice tornamo-nos mais numerosos: o sangue dos cristãos é uma semente eficaz (sêmen est sanguis christianorum!)” (Apologético 50,13). O martírio, o sofrimento pela verdade são até o fim vitoriosos e mais eficazes que a crueldade e a violência dos regimes totalitários.

Mas Tertuliano, como cada bom apologista, adverte ao mesmo tempo a exigência de comunicar positivamente a essência do cristianismo. Por isso ele adota o método especulativo para ilustrar os fundamentos racionais do dogma cristão. Aprofunda-os de maneira sistemática, a começar pela descrição do “Deus dos cristãos”: “Aquele que nós adoramos – afirma o apologista – é um Deus único”. E prossegue, empregando as antíteses e os paradoxos característicos de sua linguagem: “Ele é invisível, também se o vê; inatingível, ainda se estiver presente através da graça: inconcebível, ainda se os sentidos humanos o puderem conceber; porque é verdadeiro e grande!” (ibid. 17,1-2).

Tertuliano, por outro lado, dá um grande passo no desenrolar do dogma trinitário; que deu em latim a linguagem adequada para exprimir este grande mistério, introduzindo os termos “uma substância” e “três Pessoas”. De modo simples, desenvolvem muito ainda a correta linguagem para exprimir o mistério de Cristo Filho de Deus e verdadeiro Homem.

O Africano trata também do Espírito Santo, demonstrando o caráter pessoa e divino: “Cremos que, segundo a sua promessa, Jesus Cristo enviou através do Pai o Espírito santo, o Paráclito, o santificador da fé àqueles que crêem no Pai, no Filho e no Espírito Santo”. Ainda, nas obras do africano se lêem numerosos textos sobre a Igreja, que Tertulliano reconhece sempre como “mãe”.

Também após a sua adesão ao montanismo, ele não esqueceu-se que a Igreja é a Mãe de nossa fé da nossa vida cristã. Ele se refere somente sobre a conduta moral dos cristãos e sobre a vida futura. Seus escritos são importantes também para colher tendências vivas na comunidade cristã, sob a proteção de Maria Santíssima, aos sacramentos da Eucaristia, do Matrimônio e da Reconciliação, ao primado petrino, à oração… De modo especial, naqueles tempos de perseguição as quais os cristãos assemelhavam-se a uma minoria perdida, o apologista lhes exorta à esperança que – estando em seus escritos – não é simplesmente uma virtude distante para eles, mas uma modalidade que investe cada aspecto da existência cristã. Temos a esperança que o futuro é nosso porque o futuro é de Deus.

Assim a ressurreição do Senhor vem apresentada como o fundamento da nossa futura ressurreição, e representa o objeto principal da confiança dos cristãos: “A carne ressurgirá – afirma categoricamente o Africano –: toda a carne, propriamente a carne e a carne toda inteira. Onde quer que se encontre, esta é um depósito sobre Deus, em virtude do fidelíssimo mediador entre Deus e o homem Jesus Cristo, que restituirá Deus no homem e o homem a Deus” (Sobre a ressurreição dos mortos 63,1).

Do ponto de vista humano pode falar de uma vez de um drama de Tertulliano. Com o passar dos anos ele tornou-se muito exigente no confronto dos cristãos. Pretendia ele em todas as circunstâncias, e sobretudo com persuasões, um comportamento heróico. Rígido com sua posição, não poupava criticas pesadas e inevitavelmente no fim encontrou-se isolado. Do resto, também hoje restam aberto muitas questões, não só sobre pensamento teológico e filosófico de Tertulliano, mas também sobre sua postura no confronto das instituições políticas e da sociedade pagã. A mim penso muito nessa grande personalidade moral e intelectual, que este homem deu uma grande contribuição ao pensamento Cristão. Vê-se que no fim lhe falta a simplicidade, a humildade de inserir-se na igreja e aceitar suas fraquezas, de ser tolerante com os outros e com si mesmo.

Quando se vê somente o próprio pensamento em sua grandeza, até o fim é próprio esta grandeza que se perde. A característica essencial de um grande teólogo é a humildade de estar com a Igreja, de aceitar as suas próprias e as próprias debilidades, porque somente Deus é realmente totalmente santo. Nós, ao contrário, tenhamos sempre o desejo do perdão.

Definitivamente, o Africano traz um testemunho interessante dos primeiros tempos da Igreja, quando os cristãos se encontraram a ser autênticos sujeitos de “nova cultura” no confronto próximo entre a hereditariedade clássica e a mensagem evangélica. E a sua célebre afirmação, segundo a qual a nossa alma “é natureza cristã” (apologético 17,6), onde Tertulliano fala da perene continuidade entre os autênticos valores humanos e aqueles cristãos; e também aquele outro sobre sua reflexão, vinculada diretamente ao Evangelho, segundo o qual “o cristão não pode odiar nem mesmo os próprios inimigos” (cf. Apologético 37), onde o resultado moral, inevitável, da escolha de fé, propõe a “não violência” como regra de vida: e não é que não se vê a dramática atualidade deste ensinamento, ainda à luz do acesso debatido sobre religiões.

Nos escritos do Africano, em suma, seguem seu rastro numerosos tema que ainda hoje somos chamados a enfrentar. Estes se envolvem em uma fecunda busca interior, a qual exorto todos os fiéis, para que saibam exprimir de maneira sempre mais convincente a Regra da fé, aquela – retornando uma vez mais em Tertulliano – “segundo a qual nós cremos que existe um só Deus, e nenhum outro fora do Criador do mundo: ele tem traçado cada coisa do nada por meio de seu Verbo, gerado antes de todas as coisas” (A perscrição dos ereges 13,1).

Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.