Formação

A graça da RCC – Carismas do Espírito Santo

comshalom

Em 1967, um grupo de jovem estudantes da Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, dedicaram-se a rezar e a meditar os Atos dos apóstolos, chamando a efusão do Espírito Santo, pois lá tiveram uma forte experiência com a Graça divina, que tal acontecimento tornou-se conhecido como o marco inicial da Renovação Carismática na Igreja Católica. Desde então, estamos vivendo um dos grandes momentos da história da Igreja Católica contemporânea.
A RCC é uma imensa graça, nascida da Igreja, vivendo na Igreja e para a Igreja. Beneficiando todo os seus membros e instituições: é para todos os fiéis, paróquias, dioceses, comunidades religiosas , centros de vida cristã e variadas obras de apostolado. É uma graça eclesial de extensão universal.
“O surgimento da RCC depois do Concílio Vaticano II foi um dom especial do Espírito Santo à Igreja” (Papa João Paulo II ao Iccro mar/92).
“A Igreja nasceu sob o impulso de Pentecostes e a RCC traz a própria experiência de Pentecostes para os tempos atuais. A RCC é o Pentecostes hoje” (Pe. Salvador Camillo Eccla – Rio).
O Pentecostes foi o batismo no Espírito Santo para os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria Santíssima (At 2, 1-4). O mesmo batismo no Espírito Santo de Pentecostes renovou-se nos primeiros cristãos (At 2, 37-38; At 4, 31; At 8, 14-21…), nos profetas itinerantes da Igreja primitiva, nas ordens mendicantes na Idade média, na vida dos grandes santos e mártires da Igreja. É esta experiência viva que operou mudanças nos corações dos discípulos, que a RCC quer trazer ao cristão de hoje. A RCC quer continuar a tradição católica que chama todos os homens à conversão e à renovação.

SER BATIZADO NO ESPÍRITO SIGNIFICA:

Experiência espiritual pela qual o Espírito Santo, recebido no batismo (sacramento), emerge como realidade na consciência do cristão. E opera na alma do cristão uma conversão interior e uma profunda mudança de vida naqueles que se abrem a esta experiência.
O batismo no Espírito não é um sacramento, mas põe em atividade as Graças recebidas nos sacramentos. A sintonia entre a Graça de Deus e a resposta do homem é que faz o efeito do sacramento. Através do Batismo do Espírito Santo, a Graça dos sacramentos (batismo, crisma e eucaristia) pode ser vivenciada em plenitude.
É um princípio de vida que se manifesta em frutos de santidade e em carismas para edificar a Igreja. É a própria graça de Pentecostes que se manifesta com os dons de santificação e com os dons carismáticos para o bem comum (ver I Cor 12, 4-11).

A ESTRUTURA DA RCC

A RCC evangeliza a partir do batismo no Espírito Santo, realizando seminário de vida no Espírito Santo, experiências de oração, retiros, aprofundamentos e cursos de formação de líderes. Como realidade comunitária, recebe do Espírito Santo dons carismáticos que a caracterizam e contribuem para a renovação pastoral. Cada pessoa tem seus próprios carismas segundo a graça que lhe foi dada (Rm 12, 6; I Cor 7, 7). Portanto a RCC cumpre sua missão, quando, na pastoral de conjunto, põe a serviço da comunidade os dons carismáticos recebidos e contribuídos para a edificação do corpo místico de Cristo, na Igreja diocesana com ou paroquial.
A RCC no Brasil tem uma estrutura simples, onde o grupo de oração é a base e a equipe diocesana a principal responsabilidade.
Toda estrutura da RCC está baseada no serviço e não na autoridade. A única estrutura de autoridade existente na Igreja é a estrutura hierárquica do ministério da Igreja, que deve ser obedecida.
As equipes diocesanas assistem os grupos de oração e devem ser autorizados pelo bispo diocesanos, que é a autoridade na Igreja, sendo eles a única autoridade reconhecida da RCC. A autoridade vem do servir, porque é uma estrutura de organização para serviço.

Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.